POTENCIAL DE DISSEMINAÇÃO DE Salmonella sp. PROVENIENTE DE LINFONODOS MESENTÉRICOS DE SUÍNOS ABATIDOS NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ PARA SUPERFÍCIE DE MESA DE INSPEÇÃO DE VÍSCERAS BRANCAS, FACAS E LUVAS DE AUXILIARES DE INSPEÇÃO DURANTE A INSPEÇÃO POST-MORTEM

Autores

  • Luciano dos S. Bersot Universidade Federal do Paraná
  • Vinicius Cunha Barcellos UFPR
  • Geraldo Camilo Alberto UFPR
  • Alexandre José G. Spolaore UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.7983

Palavras-chave:

Salmonella sp., mesenteric lymph nodes, swine

Resumo

O presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar os sorovares de Salmonella sp. em linfonodos mesentéricos de suínos, bem como o potencial de disseminação deste agente durante as atividades de abate e inspeção, correlacionando-os com as superfícies amostradas. Esses animais foram criados sob confinamento e abatidos em estabelecimento sob Inspeção Federal localizado na região oeste do Paraná. O experimento foi realizado em cinco repetições sendo que em cada uma foram coletadas 30 amostras de linfonodos mesentéricos, 12 suabes de mesas de inspeção de vísceras brancas, oito suabes das lâminas de facas utilizadas durante a inspeção dos linfonodos e quatro suabes da superfície das luvas dos auxiliares de inspeção em diversos momentos do abate. A partir da análise microbiológica da cadeia linfática mesentérica de 150 animais, encontrou-se Salmonella sp em 17,3% (26/150) dos linfonodos analisados. O agente ainda foi isolado em 5,0% (2/40) das superfícies de lâminas de facas amostradas e em 28,3% (17/60) das mesas de inspeção de vísceras brancas. Nenhuma amostra positiva (0/20) foi encontrada nas luvas dos inspetores. Pode-se concluir que sorovares de Salmonella originários de linfonodos mesentéricos e encontrados em superfícies que entram em contato com o produto demonstram o potencial de disseminação do agente durante o processo de abate com consequente contaminação cruzada.
PALAVRAS-CHAVE: linfonodos mesentéricos; Salmonella sp.; suínos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano dos S. Bersot, Universidade Federal do Paraná

UFPR - Campus Palotina

Professor Adjunto III

Médico Veterinário

Doutor em Ciência dos Alimentos

Vinicius Cunha Barcellos, UFPR

UFPR - Campus Palotina

Geraldo Camilo Alberto, UFPR

Depto. de MV

UFPR - Campus de Curitiba

Alexandre José G. Spolaore, UFPR

UFPR

Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias

Publicado

2011-09-29

Como Citar

BERSOT, L. dos S.; BARCELLOS, V. C.; ALBERTO, G. C.; SPOLAORE, A. J. G. POTENCIAL DE DISSEMINAÇÃO DE Salmonella sp. PROVENIENTE DE LINFONODOS MESENTÉRICOS DE SUÍNOS ABATIDOS NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ PARA SUPERFÍCIE DE MESA DE INSPEÇÃO DE VÍSCERAS BRANCAS, FACAS E LUVAS DE AUXILIARES DE INSPEÇÃO DURANTE A INSPEÇÃO POST-MORTEM. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 530–535, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.7983. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/7983. Acesso em: 12 jun. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária