RAÇÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCLUSÃO DE ÁGUA PARA SUÍNOS NA FASE DE CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i4.7938Palavras-chave:
Produção de suínosResumo
Objetivou-se avaliar os efeitos do uso de rações com diferentes níveis de inclusão de água para suínos na fase de creche por meio de parâmetros de digestibilidade e de desempenho. Foram estabelecidos três tratamentos, correspondendo a (T1) ração basal seca e farelada, (T2) ração basal com a inclusão de água na proporção de 1:1 (1kg de água para 1kg de ração) e (T3) proporção de 2:1 (2 kg de água para 1 kg de ração). No experimento de digestibilidade foram utilizados 12 leitões machos castrados, com peso médio de 19,09 ± 2,88 kg. O delineamento experimental utilizado para o ensaio de metabolismo foi o inteiramente casualizado, com três tratamentos e quatro repetições. Na avaliação de desempenho foram utilizados 36 suínos mestiços de linhagem comercial, com peso inicial de 12,32 ± 1,4 kg, sendo 18 fêmeas e 18 machos castrados, em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos e seis repetições, perfazendo 18 unidades experimentais, sendo cada repetição constituída por um macho castrado e uma fêmea. Rações com diferentes níveis de inclusão de água não influenciaram (P>0,05) (valor de P) o desempenho dos animais e o coeficiente de digestibilidade; entretanto, o coeficiente de metabolizabilidade da proteína bruta foi maior (P<0,05) para a relação 1:1 água/ração em relação ao grupo controle.
PALAVRAS-CHAVE: consumo; conversão alimentar; crescimento; desempenho; digestibilidade; ração úmida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).