Agaricus blazei Murill no dano tecidual causado pelo tumor de Ehrlich
Resumo
Agaricus blazei Murill (ABM) é comercializado mundialmente como alimento medicinal com potencial anticancerígeno. O estudo investigou os efeitos de diferentes extratos de ABM em um modelo de camundongo com tumor de Ehrlich (TE). Diferentes extratos foram produzidos utilizando solução com pH 4 e 7, banho-maria ou banho ultrassônico, com solução de polissacarídeo ou sobrenadante. Camundongos Swiss (n=192) foram separados aleatoriamente em 4 grupos para avaliação dos 4 métodos de extração. Cada grupo de extração consistiu em 2 grupos com ou sem tumor, separados em 4 grupos de tratamento. As avaliações incluíram peso dos órgãos e histologia do baço, rim, gânglios linfáticos, fígado e tumor. Os animais com TE (sem tratamento) apresentaram aumento do peso relativo do baço, todavia, nos animais com TE e tratados com o sobrenadante de ABM a 60ºC em pH 7, houve diminuição do peso do baço. O peso do fígado também reduziu em animais com TE, mas tratados com extrato ABM a 60ºC em pH 4. Os achados histológicos do baço mostraram aumento no número de macrófagos e, em alguns casos, observou-se leve hipoplasia de polpa branca. Duas frações foram obtidas no extrato de ABM a 60ºC em banho ultrassônico, a sobrenadante e a polissacarídica, e os animais com TE tratados com a fração de sobrenadante mostraram uma menor celularidade tumoral e uma menor distância entre a epiderme e a musculatura. Na epiderme das patas desses animais foram vistas áreas livres de células tumorais, menores áreas de necrose e infiltração celular, demonstrando menor crescimento tumoral. Os resultados sinalizam que o extrato de ABM a 60ºC em pH 7 produzido através de banho ultrassônico tem o maior potencial terapêutico que deve ser mais explorado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).