Instalações para bovinocultura leiteira: uma revisão integrativa
Resumo
Avaliar o cenário atual para a criação de gado leiteiro. Trata-se de um estudo de revisão integrativa orientado pela seguinte questão norteadora: “Qual o cenário das instalações utilizadas na produção de gado leiteiro?” A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados ALICE, BDPA, SciELO, PubMed e SCOPUS, sendo o levantamento de referências realizado em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, atingindo as seguintes bases quantitativas: em ALICE de 01 artigo, em PubMED de 18 artigos, SCOPUS 05 artigos, totalizando um quantitativo de 24 artigos, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Ao final da leitura de cada artigo foi possível organizá-los nas seguintes categorias: Instalações de pecuária leiteira com foco em alojamento, cama e manejo geral e instalações de pecuária leiteira com foco em ambiência e bem-estar animal; essa categorização ocorreu após ser observado que 50% dos artigos tratavam de alojamento, cama e manejo e 50% tratavam de ambiência e bem-estar animal. Todos os artigos selecionados para a amostra corroboram a necessidade de melhorias nas instalações para bovinos leiteiros para evitar possíveis danos ao bemestar animal e ambiência insatisfatória, para que sistemas mais rigorosos como o Tie Stall possam ser inutilizados e abrir espaço para sistemas irrestritos como o Free Stall.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).