Alga marinha calcária na dieta de poedeiras semipesadas nas fases de recria e pré-postura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-77723PResumo
A alga calcária (Lithothamnium calcareum) é fonte de minerais orgânicos e tem sido utilizada como alimento alternativo na nutrição de aves. O objetivo foi avaliar níveis de alga calcária na dieta de poedeiras semipesadas nas fases de recria e pré-postura sobre variáveis de desempenho e termorregulação. Foram utilizadas 144 galinhas semipesadas da linhagem Hisex Brown, com idade entre 12 a 18 semanas, nas fases de recria e pré-postura, alimentadas com 4 níveis de alga calcária (0%, 10%, 20%, 30%) em substituição ao calcário calcítico, seis repetições e seis aves por unidade experimental, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado. Foram avaliados consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, peso corporal e viabilidade, termorregulação através da temperatura cloacal (°C), temperatura corporal média (°C) e temperatura média da pele (°C). Não houve diferença significativa (P>0,05) na termorregulação das aves. Houve diferença (P<0,05) para o consumo de ração na fase de pré-postura, os demais parâmetros não apresentaram diferença (P>0,05). A inclusão de até 30% de alga calcária na dieta de poedeiras semipesadas nas fases de recria e pré-postura não afetou o desempenho e a termorregulação das aves. Portanto, é possível substituir até 30% de alga calcária por calcário calcítico na dieta de poedeiras semipesadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).