ESTUDO DA RENTABILIDADE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NAZARENO, MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.7725Palavras-chave:
Produção de leiteResumo
Objetivou-se com esta pesquisa estudar a rentabilidade de sistemas de produção de leite no município de Nazareno, MG. Pretendeu-se, ainda, identificar os componentes que exerceram maior influência sobre os custos finais da atividade, bem como a importância de cada um deles em relação à receita total, e estimar o ponto de equilíbrio. Os dados utilizados foram provenientes de quatro sistemas de produção, coletados mensalmente, durante o período de janeiro a dezembro de 2004. O processamento eletrônico dos dados e a análise de rentabilidade foram realizados pelo software Custo Bovino Leite®, considerando a margem bruta, a margem líquida e o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de eficiência econômica. Os itens componentes do custo operacional efetivo que exerceram maior influência sobre os custos da atividade leiteira foram, em ordem decrescente: alimentação, mão de obra, despesas diversas, energia, sanidade, ordenha, impostos fixos e inseminação artificial. Na análise econômica, dois sistemas apresentaram margem líquida e resultado positivo, o que indica haver condições de produção no longo prazo, com possibilidades de expansão. Com os demais, por apresentarem margem líquida positiva e resultado negativo, os pecuaristas tiveram prejuízo; porém, há possibilidade de produção no médio prazo e de reversão do quadro, caso sejam tomadas as devidas providências para corrigir os pontos falhos.PALAVRAS-CHAVES: Análise de rentabilidade, bovinocultura de leite, custo de produção, ponto de equilíbrio.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
LOPES, M. A.; SANTOS, G. D.; RESENDE, M. C.; CARVALHO, F. de M.; CARDOSO, M. G. ESTUDO DA RENTABILIDADE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NAZARENO, MG. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 58–69, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.7725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/7725. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).