Dinâmica folicular em ovelhas leiteiras dentro e fora da estação reprodutiva, empregando alta ou baixa concentração de progesterona na sincronização do clico estral

Autores

Resumo

A dinâmica folicular em ovelhas leiteiras é pouco compreendida. Neste trabalho foi avaliado a dinâmica folicular de ovelhas leiteiras, dentro e fora da estação reprodutiva observando o efeito de duas concentrações de progesterona (60 e 120mg) utilizadas em pessários vaginais na pré-sincronização. O experimento foi realizado nos meses de abril/ maio e outubro/novembro, utilizando 40 ovelhas multíparas leiteiras hígidas, predominantemente da raça Lacaune, que foram submetidas a exames ultrassonográficos diários por via transretal. Na estação reprodutiva foram avaliados o número de ovulações (1,35 vs 1,05), o diâmetro(mm) do folículo ovulatório (5,97 vs 5,05), a duração da fase lútea (11 vs 9,14 dias) e a duração do ciclo estral (16,83 vs 16,6 dias) dentro da estação em comparação com fora da estação reprodutiva respectivamente. Fora da estação as ovelhas não apresentaram corpo lúteo no momento da inserção do pessário vaginal, caracterizando anestro. Mesmo com menor duração da fase folicular, o folículo ovulatório apresentou maior diâmetro na estação reprodutiva, sugerindo maior viabilidade e qualidade do oócito ovulado. A aplicação de progesterona exógena amplia a fase lútea na estação reprodutiva (11 vs 9,14 dias). O anestro observado fora de época sugere a necessidade de maior concentração de progesterona nos protocolos reprodutivos. Desta forma, é possível adaptar protocolos reprodutivos para diferentes épocas, sugerindo o uso de pessários vaginais com maior concentração de progesterona (120 mg) fora da estação reprodutiva. Os dados obtidos permitiram caracterizar a dinâmica folicular em ovelhas leiteiras, demonstrando suas diferenças em cada estação a partir do uso de diferentes doses de progesterona na pré-sincronização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-02-05

Como Citar

BROGNI, C. F.; MEZZALIRA, A. Dinâmica folicular em ovelhas leiteiras dentro e fora da estação reprodutiva, empregando alta ou baixa concentração de progesterona na sincronização do clico estral. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 25, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/77084. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA