Morfologia das células endoteliais corneanas bovinas obtidas com alizarina vermelha e microscopia óptica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-77041EResumo
O objetivo deste estudo foi determinar a morfologia das células endoteliais nas diferentes regiões do endotélio da córnea bovina saudável por meio de microscopia óptica. Foram estudados 20 globos oculares de 10 bovinos machos da raça Brangus, com idade de 24 meses. O endotélio da córnea foi corado com o corante vital vermelho de alizarina e, em seguida, examinado no microscópio óptico e fotografado. Trinta células endoteliais de cada região da córnea foram incluídas na análise. A morfologia das células endoteliais foi analisada nas regiões central, superior, inferior, lateral e medial da córnea. As comparações entre as regiões foram realizadas usando medidas repetidas de análise de variância (ANOVA). As diferenças foram consideradas estatisticamente significativas em P < 0,05. As células endoteliais normais eram principalmente hexagonais (83,7%), pentagonais (7,45%) e heptagonais (8,8%), com um número mínimo de células de outras formas presentes. Não foram observadas diferenças estatísticas na morfologia das células endoteliais quando comparadas as diferentes regiões da córnea. Em relação à morfologia das células endoteliais não houve diferenças entre as regiões da córnea estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).