Indice de Temperatura e Umidade (ITU) ao longo do verão de 2021/2022 e estimativas dos impactos na bovinocultura de leite no Rio Grande do Sul, Brasi

Autores

Resumo

O objetivo do estudo foi calcular o índice de temperatura e umidade (ITU), devido às temperaturas do ar extremamente elevadas durante os meses de dezembro 2021, janeiro e fevereiro 2022 no Rio Grande do Sul, para fins de caracterização e regionalização dos possíveis impactos na produção leiteira. Empregaram-se dados horários de temperatura e umidade relativa do ar de 28 estações meteorológicas da rede INMET/SIMAGRO/SEAPI, de dez regiões ecoclimáticas do Estado, calculando-se ITU e Perda Estimada de Leite (DPL), contabilizando-se número diário de horas em cada classificação do ITU, durante trimestre por município e região. Avaliou-se efeito da região e mês no ITU e DPL, pela análise de variância a 5% de significância. Detectadas diferenças entre médias, compararam-se pelo teste Tukey HSD (P<0,05). Verificou-se probabilidade de cada hora diária apresentar ITU em desconforto térmico (ITU>70), através da análise de variância para variáveis binomiais, por região; observado efeito de horário (P<0,05), médias foram comparadas pelo teste não paramétrico Bonferroni a 5%. Para agrupamento destas, usou-se o teste Scott-Knott. O Baixo Vale do Uruguai se destacou no trimestre com maiores valores do ITU, desconforto térmico, enquanto na Serra do Nordeste, não indicaram estresse calórico. Em todas as regiões, a classificação de desconforto térmico mais frequente, diariamente, foi de atenção até alerta, destacando-se o mês de janeiro. Maiores estimativas de DPL, para grande parte dos oito níveis de produção, registraram-se em janeiro. Elevadas estimativas de perda de produtividade, ocorreram em vacas com maior potencial de produção de leite. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-03-22

Como Citar

TAZZO, I. F.; TAROUCO, A. K.; JUNIOR, P. H. C. A.; BREMM, C.; SILVEIRA, L. C.; JUNGES, A. H. Indice de Temperatura e Umidade (ITU) ao longo do verão de 2021/2022 e estimativas dos impactos na bovinocultura de leite no Rio Grande do Sul, Brasi. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 25, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/77035. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA