Perfis da progesterona sérica durante o ciclo estral de vacas de leite e de corte determinados pela Imunoquimioluminescencia (CLIA) validados pela Imunoabsorção Enzimática (ELISA)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-76907EResumo
O objetivo do estudo foi validar a metodologia da imunoquimioluminescência (CLIA) através da imunoabsorção enzimática (ELISA), determinando a concentração sérica de progesterona em vacas de leite e de corte, durante o ciclo estral. Foram empregadas 30 vacas multíparas não-prenhes (12 da raça Holandesa Preta e Branca e 18 Nelore). Vacas com corpo luteo foram escolhidas com vistas à sincronização do estro e da ovulação, mediante aplicação de 500 mcg de cloprostenol (im). Após a aplicação do luteolitico, os animais foram diariamente submetidos a exames de ultrasssonagrafia (US) ovariana para verificação da ovulação (=dia 01 do ciclo), bem como eram colhidas 02 amostras de sangue para a determinação da P4 pela CLIA e ELISA. As amostras eram centrifugadas para a obtenção do soro, e congeladas a -20 graus para posterior dosagem. Os valores de ELISA e CLIA foram comparados entre si mediante teste t pareado, regressão, ANOVA e coeficiente de determinação (R2), visando a verificação da sensibilidade e correspondência linear. A concentração de P4 originou perfis similares entre as duas metodologias; os perfis de P4 foram mais elevados em bovinos de corte, que nos de leite. A correspondência entre as metodologias resultou em elevado quociente de R2 nos perfis de P4. Concluiu-se que a CLIA pode ser empregada nas determinações hormonais da P4 serica bovina; a CLIA mostrou elevada correspondência linear com os valores da ELISA; a CLIA pode auxiliar as biotecnicas da reprodução nas determinações hormonais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).