Bactérias ácido lática para inibir a produção de biofilme de Salmonella Heidelberg em superfícies de polisestireno
Resumo
Salmonella spp. é uma das principais causas de gastroenterite em todo o mundo. Salmonella Heidelberg é um patógeno emergente associado com surtos com multirresistência antimicrobiana vinculados aos produtos avícolas. A sua alta persistência no ambiente pode estar associada com sua
habilidade de aderir a diferentes superfícies e formar biofilmes. Devido ao aumento da resistência antimicrobiana em todo o mundo, os pesquisadores têm investigado o uso de bactérias acido láticas (BAL) como um controle biológico e de microrganismos patogênicos. O objetivo deste estudo foi avaliar a habilidade de BAL no controle de biofilmes produzidos por S. Heidelberg em placas de poliestireno. Foi avaliada a atividade antimicrobiana in vitro de nove BAL, todas pertencentes ao gênero Lactobacillus, na inibição e na remoção de biofilmes produzidos por S. Heidelberg. A formação de biofilme só ocorreu quando a BAL1 (Lactobacillus salivaris) foi utilizada. Todos os outros tratamentos demonstraram atividade antimicrobiana. Entretanto, a BAL não foi capaz de reduzir a contagem bacteriana. Os resultados obtidos demonstram que BAL são capazes de prevenir ou retardar a formação de biofilme por S. Heidelberg em superfícies de poliestireno e podem ser utilizadas em estudos in vivo para determinar o seu potencial alternativo no controle deste patógeno na indústria de alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).