Degradação ruminal e cinética de fermentação do capim Mulato II (Convert HD364) sob diferentes fontes de adubação nitrogenada
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-75660EResumo
É importante avaliar o valor nutricional de novas espécies forrageiras, parâmetro que pode ser melhor caracterizado por meio de técnicas de fermentação e degradação ruminal. Objetivou-se avaliar os efeitos da adubação nitrogenada (N) sobre a cinética de fermentação e degradação ruminal do capim Mulato II. Duas fontes de N (ureia comum e protegida) foram utilizadas em dois períodos do ano (verão - I e outono - II). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x4 com três repetições. A fração A mudou com base na dosagem de N. A taxa de passagem (K) e a degradabilidade efetiva (DE) foram influenciadas pelas fontes e doses de N, enquanto a Fração B e Lag Time não foram influenciadas durante o período I. As frações A e B e DE foram influenciadas pelas fontes e doses de N durante o período II. Lag time e a degradabilidade potencial foram influenciadas apenas pelas fontes de N. Dentre os parâmetros cinéticos da fermentação ruminal da matéria seca obtidos no período I, apenas K1 foi influenciado pela interação entre doses de N x fontes, enquanto os demais parâmetros foram influenciados apenas pelas doses de N aplicadas. Já para o período II, com exceção do K2, todos os demais parâmetros foram influenciados pela interação das doses e fontes de N. A ureia protegida trouxe melhorias para os parâmetros fermentativos no período I. A dose equivalente à aplicação de 150kg/ha influenciou positivamente os parâmetros fermentativos ruminais do capim Mulato II, principalmente no verão. O uso de ureia protegida como fonte de nitrogênio melhorou os parâmetros de fermentação no verão.
Palavras-chave: Braquiária; cinética da digestão; digestibilidade; fermentação ruminal; produção de gás
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).