Uso do Alphitobius diaperinus como método alternativo de osteotécnica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-75530EResumo
Buscou-se com o presente estudo desenvolver um método alternativo de osteotécnica biológica baseado no uso de cascudinhos (Alphitobius diaperinus), um inseto de comportamento necrófago encontrado nos sistemas de produção avícola. Foram utilizados dez cadáveres de animais de pequeno a médio porte e de diferentes espécies, e duas peças ósseas isoladas. Após a retirada dos tecidos moles, os ossos foram acomodados junto aos insetos até a sua limpeza completa. Na sequência, as peças foram avaliadas, clareadas, secas e os esqueletos montados. A utilização dos cascudinhos na preparação biológica de esqueletos demonstrou resultados bastantes promissores, visto que este inseto é de fácil aquisição, manutenção e manipulação, não emite odores desagradáveis ao ambiente, proporciona uma limpeza completa dos esqueletos, atingindo lugares de difícil acesso. Além disso, apresentam grande agilidade na limpeza das carcaças, sendo dispensável a fixação prévia dos tecidos moles para prevenir a putrefação ou o aparecimento de microrganismos, como colônias de fungos.
Palavras-chave: maceração; besouros; esqueletos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).