Parâmetros genéticos para desempenho de salto em Cavalos Brasileiro de Hipismo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-75434EResumo
Este estudo estimou parâmetros genéticos para avaliações de salto em cavalos da raça Brasileiro de Hipismo, buscando características passíveis de serem avaliadas precocemente e que estejam geneticamente correlacionadas (ϒg) com resultados posteriores em competições esportivas. Para os resultados de competições de salto duas características foram consideradas: Classificação (CLASS) do animal (considerando alturas dos obstáculos; número de competidores; tipo de competição: regional, nacional ou internacional) e escore final (SCOREF) (considerando peso da competição, altura dos obstáculos e escore para a colocação e tipo de evento). Herdabilidades foram baixas (0,00 e 0,07 para CLASS e SCOREF, respectivamente) quando o banco de dados foi considerado como um todo. Foram mais elevadas quando apenas a categoria Cavalos Novos foi considerada (0,09 e 0,67, respectivamente). Correlações genéticas entre estas características e avaliações funcionais subjetivas (em escala de 0 a 10) tomadas em aprovações de garanhões para reprodução mostraram relação genética favorável à seleção indireta entre Potência e resultados de competição (-0,84 para CLASS e 1,00 para SCOREF). Salto também apresentou correlação favorável com SCOREF (0,53), porém desfavorável com CLASS (1,00). Considerando a importância do Temperamento e ausência de correlações genéticas desfavoráveis desta com resultados de competição, conclui-se que esta característica deve ser mantida entre os objetivos de seleção de cavalos Brasileiro de Hipismo. Sugestões de estudos genéticos futuros para a raça e para possíveis modificações no regulamento das avaliações, foram feitas visando a melhoria da qualidade dos dados.
Palavras-chave: competição, escore final, correlações genéticas, herdabilidade, temperamento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).