Efeito da substituição do milho pela palma forrageira sobre o desempenho, características de carcaça e qualidade da carne de cordeiros terminados em confinamento

Autores

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da substituição do milho moído por duas espécies de palma forrageira, Orelha de Elefante Mexicana-OEM (Opuntia stricta Haw.) e espécie Gigante (Opuntia ficus-indica Mill) em uma ração completa para terminação de cordeiros avaliando seus efeitos sobre consumo, comportamento ingestivo, desempenho, características de carcaça, cortes comerciais e composição físico-química da carne. Foram utilizados dezoito cordeiros sem padrão racial definido com peso corporal médio de 15,0 ± 2,32 kg e foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos (OEM e palma Gigante e grão de milho como controle) e seis repetições. As duas espécies de palma forrageira em substituição ao milho moído na dieta de cordeiros não modificaram o consumo de matéria seca (CMS) proteína bruta e fibra em detergente neutro nem o tempo (min/dia) de ingestão, ruminação e ócio ou ganho corporal final. Cordeiros alimentados com milho moído e palma Gigante apresentaram maior ganho de peso total (GPT) e médio diário (GMD) em relação à espécie OEM. A dieta com milho moído promoveu melhor rendimento de carcaça quente e fria comparando cordeiros recebendo palma forrageira, independente da espécie. Os custos com ração e total (kg/cordeiro) foram maiores para a dieta com milho moído. A substituição do milho moído pela palma forrageira não alterou os teores de umidade, proteína e cinzas da carne, bem como a capacidade de retenção de água, perda por cozimento, força de cisalhamento e intensidade de cor a*. No entanto, houve efeito para o teor de lipídios da carne, índice de intensidade de cor b* e L*, sendo que a espécie de palma Gigante e o milho grão moído apresentou o maior teor de lipídios e intensidade de amarelo (b*) e menor cor L* em relação ao OEM. A espécie palma forrageira Gigante pode substituir o milho moído como fonte de energia em dietas para cordeiros em terminação, pois melhora significativamente o rendimento financeiro do produtor sem alterar o GMD, CMS, comportamento ingestivo e rendimento dos cortes comerciais.
Palavras-chave: carcaça; coloração; força de cisalhamento; palma; ruminante

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-05

Como Citar

ALENCAR ALVES, K. de; MATIAS DE LIMA, J. A.; GÓES FERREIRA COSTA, M. R.; CAMPOS DA SILVA, T.; DE LIMA BRITO, C.; RODRIGUES GOMES, M. L.; MORAIS PEREIRA FILHO, J.; JULIANA PAULA FELIPE DE OLIVEIRA; RODRIGUES DO NASCIMENTO, R.; ROCHA BEZERRA, L. Efeito da substituição do milho pela palma forrageira sobre o desempenho, características de carcaça e qualidade da carne de cordeiros terminados em confinamento. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/75322. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA