Indicadores proteicos, enzimáticos e minerais da toxemia da prenhez clínica e subclínica durante o período de transição de cabras leiteiras

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das formas clínica e subclínica da toxemia da prenhez (TP) na dinâmica dos metabólitos sanguíneos, compondo os perfis proteico, enzimático e mineral das cabras leiteiras durante o período de transição. Foram utilizadas 111 cabras multíparas que eram criadas em sistema intensivo. Grupos experimentais (n=3) foram criados utilizando diferentes concentrações séricas de βHB como ponto de corte, o G1 grupo controle (n=40), G2 grupo subclínico da TP (n=39) estabelecido quando pelo menos um dos momentos experimentais apresentou valores de βHB entre 0,8 mmol/L e 1,6 mmol/L; e o grupo G3, com manifestação clínica da TP (n=32), que em qualquer um dos momentos os valores de βHB foram superiores a 1,6 mmol/L. Os animais foram avaliados aos 30º, 20º e 10º dias antes do parto (dap), no parto e no 10º, 20º e 30º dia pós-parto (dpp). Proteínas totais (PT), albumina, globulina, ureia, creatinina, aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), creatina quinase (CK), amilase, fósforo, cloreto e cálcio, sódio e potássio foram mensurados. A análise de variância (Teste F) foi realizada com o objetivo de investigar os efeitos e interações entre os tempos dos grupos. A doença clínica e/ou subclínica resultou num aumento das concentrações de fósforo e potássio (P<0,05), foi observada uma diminuição nos valores de proteína total, albumina, globulina e cálcio ionizado (P<0,05). Não houve efeito estatístico da TP sobre a uréia, creatinina, AST, GGT, CK, amilase e sódio (P>0,05). A ocorrência da forma subclínica foi maior que a clínica durante o período de transição. As variáveis que compõem o perfil mineral foram as que apresentaram alterações decorrentes da TP, destacando-se, o cálcio ionizado. Chama-se a atenção o impacto que a doença reflete nesses componentes e na saúde do animal.
Palavras-chave: caprinos; cetose; final da gestação; lactação; metabólitos sanguíneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-09-26

Como Citar

CAVALCANTI SOUTO, R. J.; LEITE SOARES, G. S.; TADEU MOTA MACEDO, A.; DE PAULA CAJUEIRO, J. F.; DOS SANTOS, U. F.; CASTRO SOARES, P.; BASTOS AFONSO, J. A.; LOPES DE MENDONÇA, C. Indicadores proteicos, enzimáticos e minerais da toxemia da prenhez clínica e subclínica durante o período de transição de cabras leiteiras. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/75182. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA