Indicadores proteicos, enzimáticos e minerais da toxemia da prenhez clínica e subclínica durante o período de transição de cabras leiteiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-75182EResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das formas clínica e subclínica da toxemia da prenhez (TP) na dinâmica dos metabólitos sanguíneos, compondo os perfis proteico, enzimático e mineral das cabras leiteiras durante o período de transição. Foram utilizadas 111 cabras multíparas que eram criadas em sistema intensivo. Grupos experimentais (n=3) foram criados utilizando diferentes concentrações séricas de βHB como ponto de corte, o G1 grupo controle (n=40), G2 grupo subclínico da TP (n=39) estabelecido quando pelo menos um dos momentos experimentais apresentou valores de βHB entre 0,8 mmol/L e 1,6 mmol/L; e o grupo G3, com manifestação clínica da TP (n=32), que em qualquer um dos momentos os valores de βHB foram superiores a 1,6 mmol/L. Os animais foram avaliados aos 30º, 20º e 10º dias antes do parto (dap), no parto e no 10º, 20º e 30º dia pós-parto (dpp). Proteínas totais (PT), albumina, globulina, ureia, creatinina, aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), creatina quinase (CK), amilase, fósforo, cloreto e cálcio, sódio e potássio foram mensurados. A análise de variância (Teste F) foi realizada com o objetivo de investigar os efeitos e interações entre os tempos dos grupos. A doença clínica e/ou subclínica resultou num aumento das concentrações de fósforo e potássio (P<0,05), foi observada uma diminuição nos valores de proteína total, albumina, globulina e cálcio ionizado (P<0,05). Não houve efeito estatístico da TP sobre a uréia, creatinina, AST, GGT, CK, amilase e sódio (P>0,05). A ocorrência da forma subclínica foi maior que a clínica durante o período de transição. As variáveis que compõem o perfil mineral foram as que apresentaram alterações decorrentes da TP, destacando-se, o cálcio ionizado. Chama-se a atenção o impacto que a doença reflete nesses componentes e na saúde do animal.
Palavras-chave: caprinos; cetose; final da gestação; lactação; metabólitos sanguíneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).