Fator de crescimento e diferenciação – 9 (GDF-9) aumenta a taxa de crescimento in vitro de folículos antrais iniciais caprinos isolados
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-74980EResumo
Este estudo teve como objetivo investigar o efeito do GDF-9 durante o cultivo in vitro de folículos antrais iniciais caprinos isolados. Os folículos antrais iniciais isolados e selecionados foram cultivados individualmente por 18 dias, e os seguintes tratamentos foram testados: α MEM+ (tratamento controle) ou α-MEM+ suplementado com 200 ng/mL de GDF-9 (tratamento GDF-9). Os seguintes parâmetros foram avaliados: crescimento e morfologia folicular, produção de estradiol, maturação nuclear do oócito e expressão relativa de genes-chave relacionados a esteroidogênese (CYP19A1, CYP17 e receptor de insulina) e remodelamento da membrana basal (MMP-9 e TIMP-2). Em ambos os tratamentos, observou-se diminuição na porcentagem de folículos morfologicamente intactos com aumento concomitante nas taxas de folículos extrusos e degenerados (P < 0,05). O tratamento GDF-9 apresentou maiores taxas de folículos extrusos apenas no 6º dia de cultivo (P < 0,05). O diâmetro do folículo aumentou progressivamente ao longo do período de cultivo (P < 0,05) com diâmetros semelhantes entre os tratamentos em todos os tempos de cultivo (P > 0,05). O GDF-9 aumentou a taxa de crescimento diário do primeiro para o segundo terço de cultivo, sendo maior (P < 0,05) que o controle no segundo terço. A taxa de maturação oocitária assim como os níveis de estradiol e a expressão relativa de RNAm para os genes CYP19A1, CYP17, MMP-9, TIMP-2 e receptor de insulina foram similares entre os tratamentos (P > 0,05). Em conclusão, este estudo mostra pela primeira vez que GDF-9 adicionado a um meio de cultivo aumentou a taxa de crescimento de folículos antrais iniciais caprinos cultivados in vitro.
Palavras-chave: cultivo in vitro; folículo antral; cabra; GDF-9
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).