Efeito da substituição parcial do milho por melaço de cana-de-açúcar sobre parâmetros sanguíneos e a composição do músculo longissimus thoracis de suínos em crescimento

Autores

Resumo

Neste estudo foi explorado o efeito do melaço de cana-de-açúcar em substituição parcial ao milho na dieta sobre os parâmetros sanguíneos e a composição do músculo longissimus thoracis (LT) de suínos em crescimento. Vinte leitoas com 63 dias de idade, pesando 28,98 ± 3,56 kg foram aleatoriamente distribuídas nos tratamentos controle ou melaço de cana-de-açúcar. O melaço foi incluído ao nível de 3% em substituição parcial ao milho na dieta. Ao início e ao final do experimento foram coletadas amostras de sangue dos animais. Os animais foram abatidos aos 110 dias de idade após 47 dias de experimento pesando 67,9 ± 5,58 kg e uma amostra do músculo LT foi extraída e avaliada. Cada animal foi considerado uma unidade experimental. Não houve diferença entre os tratamentos sobre o comprimento e a área do músculo LT. A espessura de toucinho foi reduzida ao utilizar o tratamento melaço de cana-de-açúcar (5,80 mm) em relação ao tratamento controle (8,90 mm) (P < 0,05). Níveis mais elevados da enzima gama-glutamil transferase (GGT) foram observados nos animais do tratamento controle (67,10 UI/L) em comparação aos animais do tratamento melaço de cana-de-açucar (49,90 UI/L) (P < 0,05). A composição proximal e o perfil e qualidade dos ácidos graxos não foram influenciados pelo tratamento. O melaço de cana-de-açúcar utilizado como fonte energética em substituição parcial ao milho na dieta de suínos em crescimento ao nível de 3% reduziu a espessura de toucinho da carcaça de suínos e melhorou a concentração sérica da enzima gama-glutamil transferase de suínos.
Palavras-chave: ácidos graxos; área de olho de lombo; carne; espessura de gordura subcutânea; suínos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-21

Como Citar

PERIPOLLI, V.; CAILLOUEL, G.; ASCENCIO PACE, F.; MONTES, J. H.; PHILIPPE, M. G.; NÖRNBERG, J. L.; MARTINS DE OLIVEIRA JÚNIOR, J.; BIANCHI, I.; SCHWEGLER, E.; MOREIRA, F. Efeito da substituição parcial do milho por melaço de cana-de-açúcar sobre parâmetros sanguíneos e a composição do músculo longissimus thoracis de suínos em crescimento. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/74872. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA