A adição do dipropionato de amônio na ração total misturada não altera o comportamento ingestivo, mas melhora o desempenho produtivo de novilhos confinados

Autores

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho produtivo, o comportamento ingestivo, a digestibilidade aparente da dieta e as características de carcaça de novilhos de corte terminados em confinamento sob efeito do dipropionato de amônio na dieta, e do fracionamento ou não no fornecimento da dieta. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial 2 x 2, totalizando quatro tratamentos, sendo: Dieta sem dipropionato de amônio fornecida duas vezes ao dia; Dieta sem dipropionato de amônio fornecida uma vez ao dia; Dieta com dipropionato de amônio fornecida duas vezes ao dia; Dieta com dipropionato de amônio fornecida uma vez ao dia. Utilizou-se 32 novilhos ½ sangue Angus ½ sangue Nelore, com idade média de 11 meses. O uso do dipropionato de amônio na média geral aumentou o ganho médio diário, a ingestão de matéria seca, e o ganho de carcaça. A dieta fornecida duas vezes ao dia proporcionou na média geral, maior ganho de peso, maior ganho de carcaça e melhor conversão alimentar. Ao avaliar a associação entre os tratamentos, o uso de dipropionato mais a dieta fornecida duas vezes ao dia mostrou maior ganho de carcaça diário, durante o período experimental e maior peso de carcaça quente (1,251 kg, 111,4 kg e 308,6 kg respectivamente), assim como garantiu melhor digestibilidade aparente da matéria seca (74,57%). Com os dados obtidos no presente estudo é possível afirmar que é recomendável utilizar o dipropionato de amônio mantendo o fracionamento da dieta para novilhos de corte em fase de terminação.
Palavras-Chave: características de carcaça; desempenho animal; digestibilidade da dieta; estabilizante químico; manejo alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-26

Como Citar

RODRIGUES DE ALMEIDA, E.; NEUMANN, M.; DURMAN, T.; MARTINS DE SOUZA, A.; BRAGA CRISTO, F.; BALDISSERA, E.; EMANUELA BREMM, E. A adição do dipropionato de amônio na ração total misturada não altera o comportamento ingestivo, mas melhora o desempenho produtivo de novilhos confinados. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/74562. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA