A adição do dipropionato de amônio na ração total misturada não altera o comportamento ingestivo, mas melhora o desempenho produtivo de novilhos confinados
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-74652PResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho produtivo, o comportamento ingestivo, a digestibilidade aparente da dieta e as características de carcaça de novilhos de corte terminados em confinamento sob efeito do dipropionato de amônio na dieta, e do fracionamento ou não no fornecimento da dieta. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial 2 x 2, totalizando quatro tratamentos, sendo: Dieta sem dipropionato de amônio fornecida duas vezes ao dia; Dieta sem dipropionato de amônio fornecida uma vez ao dia; Dieta com dipropionato de amônio fornecida duas vezes ao dia; Dieta com dipropionato de amônio fornecida uma vez ao dia. Utilizou-se 32 novilhos ½ sangue Angus ½ sangue Nelore, com idade média de 11 meses. O uso do dipropionato de amônio na média geral aumentou o ganho médio diário, a ingestão de matéria seca, e o ganho de carcaça. A dieta fornecida duas vezes ao dia proporcionou na média geral, maior ganho de peso, maior ganho de carcaça e melhor conversão alimentar. Ao avaliar a associação entre os tratamentos, o uso de dipropionato mais a dieta fornecida duas vezes ao dia mostrou maior ganho de carcaça diário, durante o período experimental e maior peso de carcaça quente (1,251 kg, 111,4 kg e 308,6 kg respectivamente), assim como garantiu melhor digestibilidade aparente da matéria seca (74,57%). Com os dados obtidos no presente estudo é possível afirmar que é recomendável utilizar o dipropionato de amônio mantendo o fracionamento da dieta para novilhos de corte em fase de terminação.
Palavras-Chave: características de carcaça; desempenho animal; digestibilidade da dieta; estabilizante químico; manejo alimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).