Análise de variáveis inerentes à dinâmica da prática da vaquejada para determinação de sua influência sobre o resultado obtido na competição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-74483E

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar por meio de análise de vídeos de domínio público de competições de vaquejadas, diversas tentativas de derrubada de rezes e correlacionar o êxito obtido com ações desempenhadas pelos conjuntos cavalo/cavaleiro. Foram considerados aproximadamente 300 vídeos, sendo os grupos avaliados quanto à categoria de competição, Amador/Aspirante e Profissional, e aos animais utilizados na prova, Puxar ou Esteirar a rês. Verificou-se que para o conjunto de puxar, da categoria profissional de competição, apenas as características de direcionamento da rês na pista, comportamento na condução e posicionamento na puxada foram significativos (p<0,01), enquanto para a categoria amador/aspirante houve efeito (p<0,01) para a característica de permanecer ou não na puxada após queda da rês e para o comportamento na porteira. A característica, permanecer na puxada após a queda da rês, na categoria de atletas puxadores profissionais, existe em maior prevalência em ações durante a prova com 85,3% dos casos, enquanto a característica de direcionar a rês para a lateral da pista é realizada por 87,6% dos competidores. Para o conjunto utilizado para esteirar a rês, os valores das dimensões 1 e 2 foram de 96,56% e 3,43%, respectivamente, totalizando 99,9% da variância total dos dados com base nos critérios selecionados para o resultado final de “Valeu o boi”. O uso da análise de correspondência múltipla no estudo de variáveis associadas ao sucesso em competições de vaquejada mostrou-se bastante eficaz, no que tange a diminuição do universo de elementos com maior peso de determinação no resultado final obtido.
Palavras-chave: Equideocultura; esforço; cavalo de puxar; cavalo de esteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-29

Como Citar

MARIZ, T. M. de A.; CAVALCANTE, P. O. S.; SANTOS, H. M. P.; ESCODRO, P. B.; PARENTE, H. N.; PERAZZO, A. F.; SILVA, T. C. S. da. Análise de variáveis inerentes à dinâmica da prática da vaquejada para determinação de sua influência sobre o resultado obtido na competição. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. DOI: 10.1590/1809-6891v24e-74483E. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/74483. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA