Influência do gênero e da idade no estágio de desenvolvimento ósseo e longevidade atlética de equinos da raça Puro Sangue Inglês de corridas no Brasil – estudo preliminar

preliminary study

Autores

Resumo

O impacto do exercício de alta velocidade no sistema musculoesquelético de cavalos de corrida jovens tem sido amplamente discutido devido a preocupações com a saúde e o bem-estar animal. Este estudo investigou a correlação entre idade, grau de ossificação da epífise radial distal, sexo e longevidade da carreira de cavalos Puro Sangue Inglês de corrida no Brasil de 2012 a 2015. Realizamos uma avaliação retrospectiva de 286 radiografias dorsopalmar da região radiocarpica esquerda de cavalos jovens e seu desempenho de corrida. O fechamento epifisário radial distal foi classificado em três graus decrescentes: A, B ou C. Os dados de desempenho incluíram o número de corridas disputadas, duração da carreira atlética e o número de corridas por mês. As variáveis foram submetidas à análise de regressão. No momento do exame radiográfico, os cavalos machos eram significativamente mais velhos que as fêmeas, e os cavalos com diferentes graus de fechamento epifisário diferiram com a idade. A idade na primeira corrida foi de 33,08±3,81 meses, a média de corridas disputadas foi de 18,32±15,14 corridas, a duração da carreira atlética foi de 20,37±13,82 meses e o número de corridas realizadas por mês foi de 0,93±0,46 corridas. A idade influenciou (P>0,001) o fechamento da epífise radial distal em cavalos de corrida, mas o sexo não (P=0,218 para machos e P=0,275 para fêmeas). Uma associação inversa foi observada entre a idade na primeira corrida, o número de corridas disputadas por mês e a duração da carreira atlética. A frequência de corrida e a idade na primeira corrida influenciaram a duração da carreira atlética.
Palavras-chave: desempenho atlético; fechamento epifisário distal radial; radiografia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-01-18

Como Citar

RAMOS, M.; FRANÇA DE OLIVEIRA SILVA, C.; FERREIRA DA ROCHA, A. C.; ALBANO DE ARAÚJO OLIVEIRA, C.; VAZ DI MAMBRO RIBEIRO, C.; DE MELLO COSTA, M. F.; ABIDU-FIGUEIREDO, M. Influência do gênero e da idade no estágio de desenvolvimento ósseo e longevidade atlética de equinos da raça Puro Sangue Inglês de corridas no Brasil – estudo preliminar: preliminary study. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/74190. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA