Fontes lipídicas vegetais na alimentação de codornas japonesas em fase de recria e sua repercussão na fase inicial de produção

Autores

Resumo

A pesquisa foi conduzida com objetivo de avaliar o efeito residual de diferentes fontes lipídicas na dieta de codornas japonesas (Coturnix japonica) na fase de recria sob o desempenho e a qualidade de ovos na fase inicial de postura. Na primeira etapa foram utilizadas 400 codornas japonesas com idade de 21 dias, as aves foram distribuídas em tratamentos seguindo um delineamento inteiramente casualizado com dez repetições, de oito aves, em cinco tratamentos: ração basal (RB) com 2,5% de óleo de soja, RB com 2,5 % de óleo de milho, RB com 2,5% de óleo algodão, RB com 2,5% de óleo de girassol e RB com 2,5% de óleo de canola. Aos 42 dias mantendo o delineamento inicial, todas aves receberam ração basal com óleo de soja, para que fosse avaliado o efeito residual da fase anterior sobre o desempenho e a qualidade dos ovos na fase inicial de postura (43 - 84 dias). As diferentes fontes lipídicas não afetaram o desempenho das aves na fase inicial de produção. Para a qualidade dos ovos, os parâmetros de altura, diâmetro e índice de gema, gravidade e UH foram melhores no tratamento com utilização de óleo de girassol. Houve efeito residual da utilização de fontes lipídicas de origem vegetal na dieta em fase de recria de codornas japonesas sobre as características da qualidade dos ovos. As fontes lipídicas oriundas das sementes de soja, milho, algodão, canola e girassol podem ser utilizadas como ingredientes energéticos na dieta de recria de codornas poedeiras por não serem prejudiciais ao desempenho inicial das aves. A longevidade na produção dos ovos das aves alimentadas com diferentes fontes lipídicas na fase de recria foi semelhante.
Palavras-chave: Efeito residual; fase de postura; óleos vegetais; repercussão da postura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-27

Como Citar

VALENTIM, J. K.; GARCIA, R. G.; BURBARELLI, M. F. de C.; KOMIYAMA, C. M.; SERPA, F. C.; CALDARA, F. R.; MENDES, J. P.; PIETRAMALE, R. T. R.; BARBOSA, D. K.; ALBINO, L. F. T. Fontes lipídicas vegetais na alimentação de codornas japonesas em fase de recria e sua repercussão na fase inicial de produção. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/73851. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA