Comparação entre o tonômetro de rebote (TD - 8000 portable) e aplanação (Tono-Pen Avia™) manuseados por diferentes avaliadores para mensurações da pressão intraocular em coelhos

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar os valores da pressão intraocular (PIO) por diferentes tonômetros e avaliadores (veterinário oftalmologista especialista e veterinário não especialista). Para isso, foram utilizados 30 coelhos, em todos (n = 60 olhos), a PIO foi medida inicialmente com um tonômetro de rebote (model TD - 8000 portable, Apramed Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda) e, posteriormente, com um tonômetro de aplanação (portable model Tono-Pen Avia™®, Reichert Technologies®, USA). Com os dois aparelhos, as medidas em mmHg foram realizadas na região central das córneas, sempre no mesmo período, por um profissional oftalmologista veterinário (especialista) e um profissional veterinário (não especialista). Os dados foram comparados estatisticamente por meio do teste de análise de variância simples. Com o tonômetro de rebote, a PIO variou de 7 a 14 mmHg quando medida por ambos os avaliadores; enquanto com o tonômetro de aplanação, de 9 a 15 mmHg pelo especilista e de 8 a 16 mmHg pelo não especialista. Nos olhos direitos, a PIO medida pelo tonômetro de aplanação pelo avaliador não experiente foi estatisticamente inferior aos valores do especialista; ainda, os resultados dos dois avaliadores foram maiores nestes mesmos olhos quando comparados com os do tonômetro de rebote. Nos olhos esquerdos, a PIO medida pelo tonômetro de aplanação pelo avaliador não experiente foi estatisticamente superior aos valores do especialista com o tonômetro de rebote. Assim, foi possível inferir que, independente da experiência na área, o tonômetro de aplanação indicou maiores valores médios de PIO em ambos os olhos e, em relação aos avaliadores, as médias das medidas realizadas pelos especialistas foram maiores em relação ao não especialista.
Palavras-chave: humor aquoso; glaucoma; oftalmologia veterinária; tonometria; uveíte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-05

Como Citar

THOMAZ DA SILVA ALMEIDA, V. .; BUZZATO GARCIA, C. .; TORRECILHAS JORGE, A.; PAULINO JÚNIOR, D.; GUILHERME MARTINS, J.; MARQUES PEREIRA, P.; DE ALMEIDA JÚNIOR, S.; GOSUEN GONÇALVES DIAS, F. Comparação entre o tonômetro de rebote (TD - 8000 portable) e aplanação (Tono-Pen Avia™) manuseados por diferentes avaliadores para mensurações da pressão intraocular em coelhos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/73055. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA