Aspectos da dinâmica populacional de Anomalocardia brasiliana: subsídios para a pesca sustentável no Litoral Oeste do Ceará, Brasil

Autores

Resumo

A mariscagem é uma atividade artesanal e meio de subsistência familiar de diversas comunidades litorâneas ao longo da costa brasileira, sendo Anomalocardia brasiliana uma das principais espécies de molusco exploradas. Esse trabalho objetivou obter informações sobre a distribuição temporal, crescimento, rendimento e o índice gonadossomático do molusco bivalve A. brasiliana em um estoque natural a fim de fornecer subsídios para a extração sustentável deste recurso. O estudo foi realizado em uma área do estuário do rio Acaraú, na Praia Volta do Rio, município de Acaraú, Ceará, Brasil. As coletas foram realizadas mensalmente durante um ano na maré baixa de sizígia, utilizando o método dos quadrados aleatórios. A temperatura da água, do sedimento e a salinidade foram aferidas in situ. Foram coletadas amostras de sedimento para análise granulométrica. Os espécimes foram quantificados, mensurados e pesados individualmente. Foram amostrados um total de 8.507 exemplares de A. brasiliana, a maior densidade registrada teve 2.534 indivíduos/m², aqueles com maior comprimento de concha tinham entre 21 e 25 mm, o rendimento da carne apresentou um valor médio de 12,42%. As médias das variáveis biométricas dos indivíduos apresentaram diferenças significativas durante o período amostral. Os histogramas de frequência evidenciaram a presença de indivíduos adultos e juvenis, indicando um ciclo reprodutivo contínuo no estoque natural estudado. Estes resultados auxiliarão no exercício da mariscagem sustentável na praia da Volta do Rio. Recomenda-se a captura de A. brasiliana com comprimento acima de 20 mm e a redução do esforço de captura nos meses de abril a setembro, período em que foi observada a maior densidade de juvenis, a fim de garantir a sustentabilidade desse estoque.
Palavras-chave: Mariscagem; Recurso Pesqueiro; Regulamentação pesqueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-31

Como Citar

DO NASCIMENTO, N. G.; DE VASCONCELOS SILVA, G. D.; DE VASCONCELOS SILVA, G. A. .; MAIA, R. C. Aspectos da dinâmica populacional de Anomalocardia brasiliana: subsídios para a pesca sustentável no Litoral Oeste do Ceará, Brasil. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/72781. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA