Tumor venéreo transmissível canino com remissão espontânea: estudo de caso com ênfase aos exames clínico e citopatológico para monitoramento da evolução tumoral

Autores

Resumo

O tumor venéreo transmissível canino (TVTC) é uma neoplasia transmitida principalmente através da cópula, com elevada incidência em cães errantes no Brasil. No processo de evolução tumoral do TVTC, são reconhecidas as fases de progressão, estacionária e de regressão. O estado imunológico do hospedeiro está relacionado ao comportamento biológico da doença, contudo, a observação de regressão espontânea em casos de TVTC de ocorrência natural é incomum. Foi atendida uma paciente canina, resgatada da rua, por apresentar massa ulcerada na genitália externa e infestação por carrapatos. Foram realizados exame citopatológico, que diagnosticou TVTC, e exames laboratoriais que evidenciaram anemia discreta e grave trombocitopenia. Com isso e diante da impossibilidade de realizar outros exames, foi também estabelecido o diagnóstico presuntivo de erlichiose monocítica canina (EMC) e instituído tratamento para a hemoparasitose. Durante o acompanhamento, foi observada rápida melhora dos sinais clínicos e das alterações laboratoriais, bem como a redução espontânea da massa tumoral. Em sequência, foi realizada nova avaliação citopatológica do TVTC e verificado o aumento quantitativo de linfócitos maduros e plasmócitos, em meio as células tumorais, achado compatível com a fase estacionária da doença. A partir desse momento, optou-se por realizar apenas acompanhamento clínico e avaliação citopatológica da neoplasia. Foram observados contínua remissão clínica e achados microscópicos compatíveis com a fase de regressão do tumor, até sua remissão completa. Pondera-se que a melhora na saúde geral da paciente após o tratamento da EMC esteja relacionada à regressão espontânea do TVTC, e que realização simultânea de exames clínico e citopatológico seriados pode ser viável e útil ao acompanhamento das fases de evolução do TVTC.
Palavras-chave: cães; células redondas; citopatologia; ehrlichiose; neoplasia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-29

Como Citar

SOUZA COSTA, T.; NOLETO DE PAIVA, F.; SAMPAIO MARTINS LAND MANIER, B.; YAMILE PADILLA BARRETO, M.; ISRAEL FERNANDES, J. Tumor venéreo transmissível canino com remissão espontânea: estudo de caso com ênfase aos exames clínico e citopatológico para monitoramento da evolução tumoral. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/72748. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA