Influência da gestação e ordem de lactação nas concentrações séricas de proteínas, metabólitos, minerais e enzimas de vacas da raça Bonsmara

Autores

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência da gestação e ordem de lactação nas concentrações séricas de proteínas, metabólitos, minerais e enzimas de vacas da raça Bonsmara de primeira, segunda e terceira ordem de lactação. A raça Bonsmara, originada na África do Sul, se destaca por sua tolerância ao calor, e caracteristicas produtivas, como a qualidade da carne, a alta fertilidade, precocidade sexual, facilidade ao parto e boa habilidade materna. Essas características tornam a raça uma alternativa genética para realização de cruzamentos com raças zebuínas. Foram colhidas amostras de sangue de 93 vacas, sendo 34 de primeira ordem de lactação, 29 de segunda ordem de lactação e 30 de terceira ordem de lactação. As amostras foram processadas em analisador automático multicanal, utilizando kits da Labtest Diagnóstica®. Para confrontar os valores entre as ordens de lactação optou-se pelo teste Kruskall-Wallis. Para comparar vacas gestantes e não gestantes dentro das ordens de lactação, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Dos constituintes analisados, a ordem de lactação influenciou significativamente apenas a concentração sérica de albumina (ALB) (p<0,0001). A gestação influenciou significativamente na relação A:G (p=0,034), nas vacas de terceira lactação, no colesterol (COL) (p=0,004), triglicérides (TRI) (p<0,0001), fósforo inorgânico (Pi) (p=0,033), ferro (Fe) (p=0,001), aspartato aminotransferase (AST) (p=0,018) e fosfatase alcalina (FAL) (p=0,039) nas de segunda ordem e no valor do grupo geral. A creatinina (Crea) (p<0,0001) foi influenciada somente no grupo geral. Conclui-se que a gestação e ordem de lactação influenciou significativamente na concentração de vários constituintes bioquímicos séricos de vacas da raça Bonsmara, em especial nas de segunda ordem de lactação.
Palavras-chave: Bovino de corte; Fases de produção; Bioquímica sérica; Perfil metabólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

BARBOSA, F. C.; JUNIOR OLIVEIRA, W. .; KNYCHALA FARIA, J. G. .; FELIPE CESAR GONÇALVES; EDNALDO CARVALHO GUIMARÃES; ANTONIO VICENTE MUNDIM. Influência da gestação e ordem de lactação nas concentrações séricas de proteínas, metabólitos, minerais e enzimas de vacas da raça Bonsmara. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/70943. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA