Influência da gestação e ordem de lactação nas concentrações séricas de proteínas, metabólitos, minerais e enzimas de vacas da raça Bonsmara
Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da gestação e ordem de lactação nas concentrações séricas de proteínas, metabólitos, minerais e enzimas de vacas da raça Bonsmara de primeira, segunda e terceira ordem de lactação. A raça Bonsmara, originada na África do Sul, se destaca por sua tolerância ao calor, e caracteristicas produtivas, como a qualidade da carne, a alta fertilidade, precocidade sexual, facilidade ao parto e boa habilidade materna. Essas características tornam a raça uma alternativa genética para realização de cruzamentos com raças zebuínas. Foram colhidas amostras de sangue de 93 vacas, sendo 34 de primeira ordem de lactação, 29 de segunda ordem de lactação e 30 de terceira ordem de lactação. As amostras foram processadas em analisador automático multicanal, utilizando kits da Labtest Diagnóstica®. Para confrontar os valores entre as ordens de lactação optou-se pelo teste Kruskall-Wallis. Para comparar vacas gestantes e não gestantes dentro das ordens de lactação, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Dos constituintes analisados, a ordem de lactação influenciou significativamente apenas a concentração sérica de albumina (ALB) (p<0,0001). A gestação influenciou significativamente na relação A:G (p=0,034), nas vacas de terceira lactação, no colesterol (COL) (p=0,004), triglicérides (TRI) (p<0,0001), fósforo inorgânico (Pi) (p=0,033), ferro (Fe) (p=0,001), aspartato aminotransferase (AST) (p=0,018) e fosfatase alcalina (FAL) (p=0,039) nas de segunda ordem e no valor do grupo geral. A creatinina (Crea) (p<0,0001) foi influenciada somente no grupo geral. Conclui-se que a gestação e ordem de lactação influenciou significativamente na concentração de vários constituintes bioquímicos séricos de vacas da raça Bonsmara, em especial nas de segunda ordem de lactação.
Palavras-chave: Bovino de corte; Fases de produção; Bioquímica sérica; Perfil metabólico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).