Análises anatomopatológica e imuno-histoquímica do baço e linfonodo de cães soropositivos para leishmaniose em testes sorológicos
Resumo
A leishmaniose canina (CanL) é uma zoonose causada pelo protozoário da espécie Leishmania infantum. O baço e os linfonodos sofrem alterações morfológicas durante o CanL. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo anatomopatológico e imunohistoquímico desses órgãos em cães reativos para leishmaniose aos testes de Imunoensaio Cromatográfico “Dual Path Platform” (DPP®) e Ensaio de Imunoabsorção Enzimática (ELISA). Vinte e sete cães foram avaliados para exame anatomopatológico com 92,6% possuindo sínais clínicos. A esplenomegalia e a linfadenomegalia foram as principais alterações macroscópicas. Todos os cães apresentaram alterações no baço, não relacionadas à carga parasitária, sendo a esplenite granulomatosa a alteração mais grave. Hiperplasia cortical e paracortical difusa e hiperplasia e hipertrofia das cordas medulares foram observadas nos linfonodos. Formas amastigotas de Leishmania spp. foram encontrados no baço e linfonodo durante as avaliações histopatológica e imunohistoquímica, com boa concordância entre essas avaliações (k = 0,55, p = 0,00124), mas não foi observada diferença na intensidade parasitária desses orgãos (p = 0,23). Assim, baço e linfonodo reativos para leishmaniose aos testes DPP® e ELISA apresentam alterações histomorfológicas decorrentes da doença. Além disso, o baço e o linfonodo apresentam carga parasitária semelhante aos encontrados pelos métodos de diagnóstico direto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).