Avaliação pós-operatória da analgesia promovida pelo uso da dexmedetomidina isolada e associada à morfina em cadelas submetidas à ovariohisterectomia

Autores

Resumo

Resumo
Objetivou-se avaliar a eficácia analgésica pós-operatória da dexmedetomidina isolada e associada à morfina em pacientes submetidas à anestesia geral inalatória com isoflurano e submetidas à ovariohisterectomia eletiva (OH). Vinte cadelas saudáveis foram selecionadas a partir de exames físico e laboratoriais. Previamente ao estudo, foram submetidas a um período de 24 horas de adaptação ao ambiente e aos observadores. Ato contínuo, foram divididas aleatoriamente em dois grupos: grupo dexmedetomidina, na dose de 10 μg/Kg (GD) e grupo dexmedetomidina (10 μg/Kg) associado com morfina, na dose de 0,3 mg/Kg (GDM), administrados pela via intramuscular (IM). Ato contínuo, as pacientes foram induzidas com propofol e mantidas com isoflurano diluído em oxigênio 100% e administrado através de vaporizador calibrado. Para verificação da analgesia pós-operatória foram realizadas avaliações de dor por meio de escalas de Glasgow Modificada (EGM) e de Melbourne (EM). Para avaliação de sedação, por meio da escala de Dobbins (ED), em diferentes tempos: antes da administração da MPA (T0), e em mais 6 tempos no período pós-operatório, uma (T1), duas (T2), quatro (T3), oito (T4), 12 (T5) e 24 (T6) horas após a extubação orotraqueal. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os grupos nas escalas de acordo com o teste de Kruskal-Wallis post-hoc de Dunn; e entre os tempos notou-se diferença estatística pelo teste de Friedman (p<0,05) para EGM e EM, porém não houve necessidade de resgate analgésico. Portanto, conclui-se que a dexmedetomidina isolada e associada a morfina produziu efeito analgésico adequado no período pós-operatório de cadelas submetidas a OH.
Palavras-Chave: cães; α-2-agonista; opioides; dor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-12

Como Citar

SILVA PEREIRA, F.; BOSSA PEROTTO, A. .; DUMIT PIZZINATTO, F. .; ARAÚJO SÔNEGO, D. .; GOMES, L. G.; PINTO RIBEIRO, A.; DAMBRÓSIO GUIMARÃES, L. . Avaliação pós-operatória da analgesia promovida pelo uso da dexmedetomidina isolada e associada à morfina em cadelas submetidas à ovariohisterectomia. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 22, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/68826. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA