CONSUMO DE NUTRIENTES E BALANÇO HÍDRICO EM EQUINOS RECEBENDO DIETAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCLUSÃO DE FENO DE ALFAFA

Autores

  • Leonir Bueno Ribeiro Mestre em Zootecnia, pelo Programa de Pós - Graduação em Zootecnia – UEM/ Maringá.
  • Carlos Eduardo Furtado Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá – UEM. DZO - Departamento de Zootecnia. Maringá – Paraná.
  • Roberta Ariboni Brandi Professora Doutora da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/ Dracena
  • Andréa Cristina S. Paula Aluno do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
  • Cleiton Luiz Tonello Aluno do Programa de Pós - Graduação em Zootecnia – UEM/ Maringá.
  • Daniel Augusto Afonso Aluno do curso de Zootecnia da Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista - ESAPP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i2.6744

Palavras-chave:

Alimentação, Cavalos, Nutrição, Hidratação

Resumo

Objetivou-se avaliar o consumo de nutrientes e o balanço hídrico em equinos em mantença, alimentados com fenos convencionais. Utilizaram-se seis equinos machos com idade média de nove anos e PV de 361,16 ± 12 kg, em delineamento quadrado latino (6x6), alojados em gaiolas de metabolismo. Os tratamentos foram FTT: 100% Feno de Tifton, FTO: 80% Feno de Tifton + 20% de Feno de Alfafa, FTS: 60% Feno de Tifton + 40% de Feno de Alfafa, FTQ: 40% Feno de Tifton + 60% de Feno de Alfafa, FTV: 20% Feno de Tifton + 80% de Feno de Alfafa, FAT: 100% de Feno de Alfafa. As quantidades de alimentos fornecidos foram de 2,25 % do PV, obtendo-se sobras. Para o consumo de água, utilizaram-se bebedouros com fornecimento de água à vontade. Os consumos de PB, EE e MM aumentaram à medida que o feno de alfafa foi incrementado nas dietas indicando que esses elementos estão relacionados à composição química das dietas. Os valores de consumo e de excreção de água foram influenciados pela composição química da dieta, influenciando diretamente no consumo de água em relação à matéria seca (litros/kg de MSI) e no balanço hídrico. Com relação ao consumo e excreção de água, observou-se que em todos os tratamentos os animais apresentaram-se em balanço hídrico positivo. O tratamento FTT apresentou uma menor excreção fecal e urinária de água em relação aos demais tratamentos.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação; cavalos; hidratação; nutrição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-06-24

Como Citar

RIBEIRO, L. B.; FURTADO, C. E.; BRANDI, R. A.; PAULA, A. C. S.; TONELLO, C. L.; AFONSO, D. A. CONSUMO DE NUTRIENTES E BALANÇO HÍDRICO EM EQUINOS RECEBENDO DIETAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCLUSÃO DE FENO DE ALFAFA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 228–234, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i2.6744. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6744. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal