MASSA DE FORRAGEM EM PASTAGENS CULTIVADAS E CONSORCIADAS COM LEGUMINOSAS, ESTABELECIDAS COM E SEM QUEIMA DA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.6584Palavras-chave:
ForragidulturaResumo
Avaliou-se a massa de forragem em pastagens de capim-marandu (B. brizantha Stapf) e capim-quicuio (B. humidicola Rendle. Schweickerdt) consorciadas com as leguminosas Arachis pintoi Krapovickas e Gregory, Cratylia argentea (Desv.) o Kuntze e Leucaena leucocephala Lam. de Wit., em dois métodos de preparo de área, com e sem queima. Foram testadas três pastagens para cada experimento: 1. QB - B. humidicola (quicuio) + B. brizantha cv. Marandu. 2. QBAL - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + L. leucocephala (leucena) cv. Cunninghan. 3. QBAC - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + C. Argentea (Cratylia). O período experimental foi de 15 de abril de 2002 a 18 de março de 2003. Procedeu-se às amostragens de forragem ao acaso, nas parcelas somente com gramíneas em seis locais, nas consorciadas em doze. Houve diferenças entre épocas na massa total, de folha de braquiarão, de araquis, de espécies da capoeira, e de material morto. Quanto ao método, todas as variáveis mostraram-se diferentes (P< 0,05). As massas total, de folha e colmo de capim-marandu e de material morto foram superiores na pastagem com gramíneas (QB), enquanto que a massa de folha e colmo de capim-quicuio e de araquis, na pastagem QBAL e de espécies da capoeira, foi maior na pastagem QBAC.PALAVRAS-CHAVES: B. humidicola, B. brizantha, Arachis pintoi, queima.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
GUIMARÃES, A. K. V.; CAMARÃO, A. P.; BITTENCOURT, P. C. S.; RODRIGUES FILHO, J. A. MASSA DE FORRAGEM EM PASTAGENS CULTIVADAS E CONSORCIADAS COM LEGUMINOSAS, ESTABELECIDAS COM E SEM QUEIMA DA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 379–384, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.6584. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6584. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).