AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO, ESTOCAGEM E VENDA DE PEIXES EM UM ESTABELECIMENTO DE PESCA ESPORTIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.6582Palavras-chave:
PisciculturaResumo
Analisou-se a dinâmica de movimentação de peixes (aquisição, estocagem e venda) em um empreendimento de pesca esportiva do tipo “pesque e solte”. No período compreendido entre outubro de 1999 e dezembro de 2003 foram realizadas visitas mensais a um empreendimento situado na Via Castelo Branco, no Estado de São Paulo, efetuando-se o levantamento dos dados a partir das “comandas de venda” e das notas fiscais de compra de peixes. Obtiveram-se, para cada espécie citada, as quantidades (em quilos) adquiridas pelo pesqueiro (entrada de peixes) e pelos clientes-pescadores (saída de peixes), cujo número também se registrou. Tais dados permitiram determinar a aquisição média de peixes por pescador por mês, conhecer as épocas de maior frequência de público, as espécies preferidas para aquisição, a biomassa estocada no viveiro etc. O acompanhamento mostrou que a dinâmica de movimentação de peixes praticada leva à imobilização de capital, põe em risco a segurança sanitária do plantel e torna a propriedade uma exportadora de poluição via água de despejo. Os parâmetros para a seleção das espécies, as técnicas de manejo, bem como os estímulos oferecidos à aquisição dos exemplares pescados são insuficientes, conspirando para a perda de rentabilidade do empreendimento. O povoamento com novos exemplares deve obedecer ao ritmo de saída (pesca/venda) dos peixes, evitando-se ultrapassar a capacidade de suporte do viveiro. Portanto, não se deve ter na disponibilidade de exemplares por m3 o único fator para aumentar a captura por unidade de esforço de pesca, pois isso pode levar a um aumento descontrolado da população total do viveiro.PALAVRAS-CHAVES: Aquisição, estocagem, venda, pesca esportiva, pesque-pague.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
SANCHES, E. G.; LOPES, R. da G. AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO, ESTOCAGEM E VENDA DE PEIXES EM UM ESTABELECIMENTO DE PESCA ESPORTIVA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 365–372, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.6582. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6582. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).