EFEITO DO DIÂMETRO FOLICULAR SOBRE A QUALIDADE DOS OÓCITOS OBTIDOS DE OVÁRIOS DE OVELHAS (Ovis aries) E CABRAS (Capra hircus)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.6123Palavras-chave:
qualidade oocitária, ovários, folículo aspirado, ovino, caprinoResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do diâmetro folicular sobre a qualidade dos oócitos obtidos de ovários de fêmeas ovinas e caprinas. Utilizaram-se 156 ovários de ovelhas e 105 de cabras, provenientes de abatedouro. Os folículos foram mensurados, aspirados e divididos em três classes de diâmetro folicular: classe 1 (CI) – 2 a 3 mm, classe 2 (CII) – 4 a 5 mm e classe 3 (CIII) – 6 mm. Os oócitos recuperados foram avaliados e classificados quanto ao aspecto morfológico em cinco grupos de qualidade: grau 1 (GI), grau 2 (GII), grau 3 (GIII), desnudo (D) e atrésicos (A). Dos 468 folículos aspirados de ovinos, foram encontrados 327 CI, 84 CII, 57 CIII e 83 GI, 78 GII, 95 GIII, 119 D, 93 A. E dos 422 folículos aspirados de caprinos, foram encontrados 197 CI, 132 CII, 92 CIII e 64 GI, 70 GII, 91 GIII, 123 D, 74 A. Os dados obtidos demonstram não haver correlações significativas entre qualidade dos oócitos e diâmetro dos folículos (P > 0,05). Nas condições em que se desenvolveu este estudo, os resultados permitem concluir que o diâmetro folicular não exerce influência sobre a qualidade do complexo cumulus-oócito (COC) recuperado de ovários de fêmeas ovinas e caprinas.
PALAVRAS-CHAVES: Células cumulus, folículo aspirado, qualidade oocitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).