FATOR DE CONDIÇÃO RELACIONADO A ASPECTOS REPRODUTIVOS DA PIAPARA (Leporinus obtusidens) (Characiformes: Anostomidae) COLETADAS A JUSANTE DA USINA HIDRELÉTRICA DO FUNIL, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.6122Palavras-chave:
peixe, piracema, reservatórioResumo
O objetivo deste trabalho foi descrever a variação sazonal do fator de condição (K) correlacionado com os índices gonadossomático (IGS) e hepatossomático (IHS) de Leporinus obtusidens (Valenciennes, 1837), coletados a jusante da Usina Hidrelétrica do Funil, e avaliar se esses índices podem indicar o período reprodutivo dessa espécie. Os animais (n=110) foram capturados mensalmente entre setembro/2006 e agosto/2007 e agrupados por estação do ano. O comprimento e o peso dos animais foram obtidos para cálculo de K, o peso do fígado foi determinado para o cálculo do IHS e com o peso das gônadas foi obtido o IGS. O valor de K obtido para machos e fêmeas agrupados e somente para machos foi significativamente menor (p<0,05) no verão. Para as fêmeas não houve variação significativa de K ao longo do ano. Os valores de IHS foram significativamente maiores durante a primavera e verão para ambos os sexos, enquanto que o IGS de machos e fêmeas foram maiores (p<0,05) durante a primavera. Nos testes de correlação, K não está relacionado com o IGS nem com o IHS e não se mostrou um bom indicador do período reprodutivo da piapara. Entretanto, existe forte correlação entre IGS e IHS e, relacionados, podem ser utilizados como indicadores do período reprodutivo dessa espécie, que provavelmente ocorre na primavera.PALAVRAS-CHAVE: peixe; reprodução; reservatório.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-29
Como Citar
FELIZARDO, V. de O.; MURGAS, L. D. S.; WINKALER, E. U.; PEREIRA, G. J. M.; DRUMOND, M. M.; ANDRADE, E. de S. FATOR DE CONDIÇÃO RELACIONADO A ASPECTOS REPRODUTIVOS DA PIAPARA (Leporinus obtusidens) (Characiformes: Anostomidae) COLETADAS A JUSANTE DA USINA HIDRELÉTRICA DO FUNIL, MINAS GERAIS, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 471–477, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.6122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6122. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).