CARACTERIZAÇÃO MITOCONDRIAL DE BOVINOS CARACU UTILIZANDO MARCADOR MOLECULAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.607Palavras-chave:
Produção de bovinosResumo
Este experimento foi realizado com o objetivo de caracterizar, através de análises de DNA, bovinos Caracu provenientes de propriedades distintas terminados em confinamento e avaliar o crescimento e as características de carcaça. Avaliaram-se 82 animais bovinos machos, inteiros da raça Caracu, com peso médio inicial de 381,2 kg e idade média de 24 meses. Os animais permaneceram 92 dias em confinamento recebendo alimentação composta de 25% de volumoso e 75% de concentrado. Todos os bovinos Caracu analisados apresentaram mtDNA de B.taurus. A análise do stDNA apresentou dois padrões distintos (AB e B), sendo que 71 animais apresentaram o alelo B e 9 animais, o alelo AB. Para todas as características avaliadas, não houve diferença significativa (P>0,05) de crescimento e de carcaça, entre os animais de alelo AB e B.PALAVRAS-CHAVE: Bovino de corte, caracterização citoplasmática, DNA
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
MIYAGI, E. S.; FRANÇA, A. F. de S.; LEME, P. R.; MAGNABOSCO, C. U.; MEIRELLES, F. V.; MERIGHE, G. K. F. CARACTERIZAÇÃO MITOCONDRIAL DE BOVINOS CARACU UTILIZANDO MARCADOR MOLECULAR. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 839–846, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.607. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/607. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).