CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (GND E D160) PARA VELOCIDADE DE CRESCIMENTO EM BUBALINOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.605Palavras-chave:
Produção de bubalinosResumo
O objetivo deste trabalho foi comparar dois critérios de seleção para velocidade de crescimento em bubalinos de corte. Para essa finalidade foram comparadas as características, o ganho médio diário de peso do nascimento ao desmame (GND) e dias para ganhar 160 kg do nascimento ao desmame (D160). Para a comparação dos dois critérios estudados, utilizaram-se as correlações de Pearson e Spearman dos valores genéticos preditos dos animais. As estimativas dos coeficientes de herdabilidades (efeito direto) para as duas características foram semelhantes e iguais a 0,42. Já as herdabilidades maternas foram de baixa magnitude e iguais 0,05 e 0,03, para GND e D160, respectivamente. Constatou-se alto grau de correlação, de Pearson e Spearman, entre os dois critérios de seleção, quando analisados todos os animais. Entretanto, a classificação dos vinte melhores touros foi modificada pelo critério de seleção adotado.PALAVRAS-CHAVES: Búfalo, ganho de peso diário, precocidade de crescimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
MALHADO, C. H. M.; RAMOS, A. A.; CARNEIRO, P. L. S.; AZEVÊDO, D. M. M. R.; WECHSLER, F. S.; ELER, J. P.; SOUZA, J. C. de. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (GND E D160) PARA VELOCIDADE DE CRESCIMENTO EM BUBALINOS DE CORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 776–782, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.605. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/605. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).