EMPREGO DA COLA DE CIANOACRILATO EM FERIDAS CUTÂNEAS DE ASININOS

Autores

  • Daniel Dantas Marques Universidade Federal de Campina Grande
  • Pedro Isidro Nóbrega Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Kézia dos Santos Carvalho Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i1.5991

Palavras-chave:

Cirurgia

Resumo

Avaliou-se o emprego do adesivo de éster de cianoacrilato na síntese de feridas cutâneas de asininos, a partir da análise do tempo de duração do procedimento cirúrgico e do processo cicatricial. Para tanto, foram utilizados cinco asininos clinicamente sadios, machos, adultos, pesando 103±8,5 kg, nos quais foi realizada uma incisão cutânea de 10 cm, em sentido dorso-ventral, na região tóraco-lateral, caudal à escápula e ventral à cernelha, em ambos os lados. Realizou-se a aproximação dos tecidos adjacentes com categute simples 2-0 e a aproximação da pele, de um lado com fio de náilon (Grupo controle) e no lado oposto com o adesivo (Grupo Tratamento). Foram realizadas, diariamente, avaliações clínicas das feridas e por meio de microscopia de luz decorridos 10, 20 e 30 dias. A cola de cianoacrilato demonstrou ser uma alternativa viável para síntese cutânea de asininos, por ter reduzido o tempo de realização do procedimento cirúrgico em 35,3% e por permitir boa coaptação dos bordos da ferida, sem interferir com o processo cicatricial.

PALAVRAS-CHAVE:adesivo cutâneo; dermorrafia; equídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Dantas Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Aluno de Mestrado em Medicina Veterinária, UFCG, trabalhos de pesquisa nas áreas cirúrgicas, produção e bioquímica veterinária.

Pedro Isidro Nóbrega Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Prof. Dr. da UFCG, campus de Patos, Disciplina Anestesiologia e Cirurgia de Grandes Animais. Departamento de Medicina Veterinária.

Kézia dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda da Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFCG, especialidade histopatologia.

Publicado

2013-03-26

Como Citar

MARQUES, D. D.; NÓBREGA NETO, P. I.; CARVALHO, K. dos S. EMPREGO DA COLA DE CIANOACRILATO EM FERIDAS CUTÂNEAS DE ASININOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 74–80, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i1.5991. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5991. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária