Avaliação dos efeitos da flunixina meglumina, por via subconjuntival, sobre a concentração e padrão proteico do humor aquoso de cães submetidos à paracentese da câmara anterior

Autores

  • Paula Diniz Galera Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • José Luiz Laus Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Ana Maria Barros Soares Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
  • Cassio Ricardo Ribeiro Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Francislette Rodrigues de Melo União Pioneira de Integração Social

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

Avaliaram-se os efeitos da flunixina meglumina, pela via subconjuntival, sobre as proteínas do humor aquoso de olhos de cães submetidos à paracentese da câmara anterior. Dez animais adultos, clinicamente sadios, receberam, por aplicação subconjuntival, flunixina meglumina (1,1mg/kg) no olho direito e solução salina estéril a 0,9% no olho esquerdo, em igual volume. Mediante anestesia geral, foram submetidos a duas paracenteses de ambos os olhos para coleta de 0,2mL de aquoso primário e secundário, respectivamente. As amostras foram submetidas ao Teste de Bradford, cujas concentrações proteicas (média e desvio-padrão) obtidas foram de 15,98mg/dL ± 4,48 e 11,46mg/dL ± 2,72 para os olhos direito e esquerdo, respectivamente, na primeira paracentese, e de 119,8mg/dL ± 6,74 e 120,63mg/dL ± 22,4, para olhos direito e esquerdo, na segunda paracentese. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os valores proteicos dos olhos tratados comparativamente aos seus controles. Quando comparadas as concentrações proteicas entre a primeira e segunda paracentese de olhos direito e esquerdo, observou-se diferença estatisticamente significativa entre esses dois momentos (p<0,001). A eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE) mostrou diferenças no padrão proteico do humor aquoso decorrente da primeira e da segunda paracentese.
PALAVRAS-CHAVES: Flunixina meglumina, humor aquoso, olho, paracentese, proteínas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

GALERA, P. D.; LAUS, J. L.; SOARES, A. M. B.; RIBEIRO, C. R.; MELO, F. R. de. Avaliação dos efeitos da flunixina meglumina, por via subconjuntival, sobre a concentração e padrão proteico do humor aquoso de cães submetidos à paracentese da câmara anterior. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1310–1316, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5585. Acesso em: 12 jun. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária