EFEITO DA TEMPERATURA E DOS ALIMENTOS PROTÉICO E LIPÍDICO NOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO OVARIANA E ESTÁGIOS DE MUDA DO Macrobrachium acanthurus (WIEGMANN, 1836)

Autores

  • José Carlos Gastelú Larvi Aqüicultura e Projetos Ltda
  • Jaqueline Oliveira Larvi Aqüicultura e Projetos Ltda
  • Luis Otavio Brito Instituto Agronômico de Pernambuco
  • Alfredo Oliveira Galvez UFRPE
  • Maria Gloria Moreira USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.5533

Palavras-chave:

carcinocultura

Resumo

O conhecimento da fisiologia reprodutiva do camarão Macrobrachium acanthurus em relação a fatores controlados, como alimentos processados e variações de temperaturas, ajudaria a desenvolver técnicas de cultivo, garantindo sua sobrevivência. Com o objetivo de contribuir para esse conhecimento, fêmeas de M. acanthurus foram submetidas ao efeito das temperaturas de 20, 25 e 30oC e de três alimentos (lipídico, protéico e comercial). Em seguida, os efeitos nos níveis de glicose, proteínas totais e lipídios totais na hemolinfa, tanto na maturação ovariana como nos estágios de muda, foram analisados. Os resultados mostraram que, nos estágios de muda, os níveis dos nutrientes na hemolinfa, em geral, aumentaram conforme os animais chegam ao estágio de muda D, com o aumento da temperatura. Nos estádios de maturação ovariana, os nutrientes na hemolinfa aumentaram conforme se aproximavam ao estádio III. Os níveis de glicose e proteínas totais aumentaram com o incremento da temperatura, enquanto que os níveis de lipídios totais diminuíram a 30oC. Dentre os alimentos, o lipídico induziu ao aumento de glicose e proteínas totais na hemolinfa e os alimentos comercial e protéico induziram ao aumento de lipídios totais.
PALAVRAS-CHAVE: fisiologia; glicose; hemolinfa; lipídios total; proteína total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Gastelú, Larvi Aqüicultura e Projetos Ltda

Dr. Biologo, pesquisador Larvi Aqüicultura e Projetos Ltda. Rua Veneranda Teixeira 10 barreiras, Macau RN, CEP 59500-000.

Jaqueline Oliveira, Larvi Aqüicultura e Projetos Ltda

Dr Aquicultura, pesquisadora Larvi Aqüicultura e Projetos Ltda. Rua Veneranda Teixeira 10 barreiras, Macau RN, CEP 59500-000

Luis Otavio Brito, Instituto Agronômico de Pernambuco

Msc Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Extencionista do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA. Avenida General San Martin 1371, Bongi-Pe, CEP 50761-000. Escritório Municipal da Ilha de Itamaracá

Alfredo Oliveira Galvez, UFRPE

Dr. Aquicultura, Professor do Departamento de Pesca e Aqüicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manuel de Medeiros s/n, Dois Irmãos, Recife-PE, CEP 52171-900.

Maria Gloria Moreira, USP

Dr. Professora do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Rua do Matão Trav. 14, 321. CEP 05508-900

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

GASTELÚ, J. C.; OLIVEIRA, J.; BRITO, L. O.; GALVEZ, A. O.; MOREIRA, M. G. EFEITO DA TEMPERATURA E DOS ALIMENTOS PROTÉICO E LIPÍDICO NOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO OVARIANA E ESTÁGIOS DE MUDA DO Macrobrachium acanthurus (WIEGMANN, 1836). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 443–455, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.5533. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5533. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal