ESTUDO CLÍNICO-LABORATORIAL DA TOXEMIA DA PRENHEZ EM OVELHAS: ANÁLISE RETROSPECTIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5499Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
ados de 33 ovelhas com toxemia da prenhez, enfocando os aspectos clínicos e laboratoriais desse distúrbio. A maioria dos animais era criada intensivamente, com acesso livre a alimentos concentrados e encontrava-se no terço final de gestação com dois ou mais fetos. Os exames laboratoriais revelaram hiperglicemia e cetonúria na maior parte das ovelhas. A evolução clínica variou de cinco a dezessete dias nos animais que vieram a óbito (42,4%) ou receberam alta clínica (57,6%), respectivamente. Este trabalho confirma que toxemia da prenhez é um distúrbio metabólico que acarreta perdas econômicas importantes à produção de ovinos na região, causadas pela mortalidade das ovelhas e cordeiros.
PALAVRAS-CHAVES: Corpos cetônicos, glicose, ovelha, toxemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).