COMPORTAMENTO INGESTIVO DE CAPRINOS EM PASTAGEM DE AZEVÉM E AVEIA PRETA EM CULTIVO PURO E CONSORCIADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.548Palavras-chave:
Produção de caprinosResumo
O experimento foi realizado em Campo Largo, PR, para avaliação do comportamento ingestivo de caprinos diante das espécies forrageiras azevém e aveia-preta em cultivo puro e consorciado, no período de 4 julho a 5 de agosto de 2004. As forrageiras foram aplicadas em piquetes com 630 m2 cada, alocadas em um delineamento experimental em blocos ao acaso com três tratamentos e três repetições. Nas avaliações de pastejo utilizaram-se doze cabras, distribuídas em três piquetes experimentais com quatro animais cada. Previamente às avaliações de pastejo, procedeu-se a medições na pastagem, como altura, massa total de forragem e dos componentes lâmina foliar e colmo com bainha. Fez-se a avaliação dos animais pela preferência e velocidade de ingestão. Os tratamentos azevém e consorciado mostraram-se superiores (p<0,05) à aveia-preta na altura média da pastagem, sendo que nas demais avaliações da pastagem o azevém foi superior (p<0,05) aos demais tratamentos. O tempo de pastejo dos caprinos no tratamento azevém e aveia-preta foi superior (p<0,05) ao consorciado. A taxa de bocados por minuto foi maior (p<0,05) no tratamento aveia-preta. Os caprinos apresentaram preferência pelos tratamentos azevém e aveia-preta em cultivo puro.PALAVRAS-CHAVES: Avena strigosa Schreb, bocado, caprinos, Lolium multiflorum Lam, preferência.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
BRATTI, L. F. S.; DITTRICH, J. R.; BARROS, C. S. de; SILVA, C. J. A. da; MONTEIRO, A. L. G.; ROCHA, C. da; ROCHA, F. M. P. da. COMPORTAMENTO INGESTIVO DE CAPRINOS EM PASTAGEM DE AZEVÉM E AVEIA PRETA EM CULTIVO PURO E CONSORCIADO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 397–405, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.548. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/548. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).