COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DE QUATRO HÍBRIDOS DE SORGO FORRAGEIRO SOB DOSES DE NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.541Palavras-chave:
ForragiculturaResumo
Avaliou-se a composição bromatológica de quatro híbridos de sorgo forrageiro sob doses de nitrogênio (N). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 4 x 3, com quatro repetições. Foram determinados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), carboidratos solúveis (CHOs), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (Hem) e lignina (Lig), de acordo com a técnica da espectrofotometria de refletância no infravermelho proximal. Analisaram-se os dados pelo programa SISVAR 4.6, testando-se os fatores pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. Os valores de MS diferiram (P<0,05) em função das doses de N e entre os híbridos avaliados no primeiro corte (21,1% a 28,7%). Os teores de PB (6,4% e 7,5%) e Lig não diferiram (P>0,05) entre os híbridos e doses de N, em ambos os cortes. Os CHOs apresentaram variação entre as doses no primeiro corte e entre os híbridos no segundo corte (13,7%). Os teores de FDN e FDA não diferiram (P>0,05) em função das doses de N em ambos os cortes, entretanto houve diferença entre os híbridos. A Hem diferiu entre os híbridos e as doses de N. Os híbridos avaliados apresentaram boas composições bromatológicas, para o processo de ensilagem.
PALAVRAS-CHAVES: Adubação nitrogenada, carboidratos solúveis, fibras, proteína bruta e Shorgum bicolor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).