DO NASAL DILATORS IMPROVE ENDURANCE PERFORMANCE IN HORSES?
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.5396Palavras-chave:
Produção de equinosResumo
Objetivo. O objetivo deste estudo foi identificar o efeito do dilatador nasal externo (DNE) sobre parâmetros fisiológicos de equinos submetidos a exercício submáximo a campo. Utilizaram-se seis cavalos atletas treinados para provas de vinte quilômetros. Os animais participaram de ambos os grupos, NodiG (sem dilatador nasal) e WidiG (com dilatador nasal) com uma semana de intervalo. Eles foram divididos aleatoriamente para definir o grupo em que começariam o primeiro teste. Realizou-se o teste a campo a 5,5 m/s durante uma hora, percorrendo vinte quilômetros ao todo. Hora do teste, cavaleiro e pista foram sempre os mesmos para todos os animais e momentos. As variáveis fisiológicas avaliadas foram frequências cardíaca e respiratória e lactato sanguíneo em repouso (T0), após dez quilômetros (T1) e vinte quilômetros (T2) e minutos minutos após o final do teste (T3). As frequências cardíaca e respiratória foram maiores de acordo com o exercício em ambos os grupos, mostrando valores diferentes entre T0/T1, T0/T2, T1/T3 e T2/T3. O lactato sanguíneo apresentou um padrão diferente das demais variáveis, com valores maiores entre T0/T1, T0/T2 e T0/T3 também para ambos os grupos. Nenhuma variável foi afetada pelo dispositivo em todos os equinos. Os resultados mostraram que o DNE não melhorou a capacidade aeróbica em cavalos de enduro.PALAVRAS-CHAVES: Dilatador nasal, equinos, frequência cardíaca, lactato sanguíneo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
GAROTTI, J. R.; ANGELI, A. L. DO NASAL DILATORS IMPROVE ENDURANCE PERFORMANCE IN HORSES?. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1115–1121, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.5396. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5396. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).