Ocorrência de filarídeos parasitos em cães domiciliados e provenientes de abrigo animal de Joinville - Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v20e-53529Resumo
Dentre os diversos nematódeos filarídeos que parasitam cães, alguns podem ser apatogênicos como Acanthocheilonema reconditum e outros como Dirofilaria immitis podem levar esses animais a óbito, além de terem potencial zoonótico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da ocorrência de filarídeos em cães residentes em domicílio fixo e cães errantes que estavam temporariamente em um abrigo animal de Joinville-SC. Entre 2015 e 2017, amostras de sangue de 429 animais foram submetidas à busca de microfilárias ou antígenos de D. immitis, utilizando-se Método de Knott modificado e kit comercial de diagnóstico clínico. Vinte e quatro amostras (5,6%) apresentaram microfilárias de A. reconditum e três (0,7%) foram positivas para D. immitis, totalizando 27 (6,3%) cães positivos para a presença de filarídeos parasitos. A. reconditum teve maior ocorrência em cães provenientes de abrigos, já os três cães positivos para D. immitis eram domiciliados e não apresentavam suspeita clínica de dirofilariose. A presença desses parasitos em cães da região denota a importância do diagnóstico diferencial das espécies de microfilárias para o encaminhamento clínico adequado dos cães parasitados. As informações epidemiológicas obtidas podem orientar a comunidade médica e veterinária em relação à atenção para as suspeitas clínicas de dirofilariose canina e humana, assim como na orientação das medidas de prevenção visando a saúde pública e animal.
Palavras-chave: Acanthocheilonema reconditum, Dirofilaria immitis, microfilárias, zoonose.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).