Influência da duração da gestação, estação do ano, sexo e peso ao nascer do bezerro sobre a retenção placentária em vacas leiteiras mestiças
Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da duração da gestação, da estação do ano ao parto (outono-inverno vs. primavera-verão) e do sexo do bezerro sobre o peso ao nascimento, bem como os efeitos destas variáveis sobre a incidência de retenção de placenta (RP) em vacas leiteiras mestiças. Foram avaliados 187 partos em uma fazenda comercial leiteira na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, Brasil. Vacas que não liberaram os anexos placentários nas primeiras 12 horas após a expulsão do feto foram diagnosticadas com RP. Ao parto, o sexo da cria foi registrado e o peso ao nascer foi obtido por meio da fita de pesagem. A incidência de RP foi de 36,89% (69/187). O peso médio ao nascer dos bezerros (41,73 kg) não diferiu entre sexo e estação do ano ao nascimento (P > 0,05), porém vacas cuja gestação teve duração abaixo da média (274,4 dias) pariram bezerros mais leves. A estação do ano ao parto e o sexo da cria também não influenciaram a incidência de RP (P > 0,05), no entanto uma maior incidência de RP foi observada em vacas que apresentaram gestações de menor duração (49,44%) e cujas crias tiveram peso ao nascer abaixo da média (51,76%). Conclui-se que vacas com período de gestação curto comprometem o peso ao nascer dos bezerros e são mais susceptíveis à desenvolver retenção de placenta.
Palavras-chave: bovinos leiteiros, gestação, região tropical, doenças
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).