Mensuração cardíaca de primatas não humanos por meio de técnicas radiográficas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v20e-52786Resumo
O uso da radiologia torácica surge como forma de diagnóstico para inúmeras anormalidades, inclusive cardíacas, as quais podem ser avaliadas por métodos VHS (vertebral heart size), realizado a partir da mensuração do comprimento e largura do coração e CTR (cardiothoracic ratio), o qual compara a largura do coração, pelo diâmetro torácico. Assim, objetivamos mensurar a silhueta cardíaca de primatas não humanos (PNH) do gênero Sapajus sp. e espécie Alouatta guariba por meio do VHS e CTR. Dos oito animais avaliados, percebeu-se que tanto nos Sapajus sp. e nos Alouatta guariba, o índice de maior alteração do VHS foi encontrado pela idade do animal. E que apesar dos animais da espécie Alouatta guariba serem maiores e mais pesados, proporcionalmente ao corpo, os animais do gênero Sapajus sp. possuem um maior tamanho cardíaco.
Palavras-chave: Coração; diâmetro torácico; radiologia; silhueta cardíaca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).