QUALIDADE DA ÁGUA EM FAZENDA DE CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei COM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO PARCIAL.
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.522Palavras-chave:
AquiculturaResumo
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a qualidade da água afluente e efluente de uma fazenda de camarão marinho Litopenaeus vannamei, que opera com sistema de recirculação parcial de água. As coletas foram realizadas durante os períodos de baixamar e preamar, diurnas, nos dias de lua. Analisaram-se as seguintes variáveis: oxigênio dissolvido, temperatura, pH, salinidade, amônia, nitrato, nitrito e fosfato. Escolheram-se sete pontos de coleta, distribuídos estrategicamente, de modo a caracterizar a água desde a entrada, passando pelo interior da fazenda até sua saída. Para análise estatística, utilizaram-se análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (P<0,05). Observou-se que o pH e o oxigênio dissolvido apresentaram uma média de 7,72 e 6,58mg.L-1, respectivamente. As médias finais foram de 1,40mg.L-1 para amônia, 0,76mg.L-1 para nitrato, 0,08mg.L-1 para nitrito e 1,63mg.L-1 para o fosfato.PALAVRAS-CHAVES: Camarão, vannamei, qualidade da água, recirculação
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
CAMPOS, A. A. de B.; MAIA, E. de P.; COSTA, W. de M.; BRITO, L. O.; GALVEZ, A. O. QUALIDADE DA ÁGUA EM FAZENDA DE CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei COM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO PARCIAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 819–826, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.522. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/522. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).