EFEITO DE DIFERENTES DILUENTES NA MANUTENÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SÊMEN EQÜINO EM DOIS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO PASSIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.521Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
A utilização da biotecnologia de sêmen eqüino refrigerado e transportado tem apresentado um crescimento significativo na eqüideocultura mundial, no tocante às inúmeras vantagens e inovações que a técnica tem proporcionado. O presente experimento teve como objetivo avaliar diferentes meios de refrigeração (Botu-Semen®; Botu-Turbo® e INRA 96®) em dois sistemas de transporte de sêmen refrigerado (Botu-Box® e Botutainer®). Foram utilizados três ejaculados de quatro garanhões de diferentes raças, submetidos à análise computadorizada da motilidade total e progressiva, bem como da integridade da membrana plasmática, pela técnica de epifluorescência, nos momentos 0, 6, 12 e 24 horas após a colheita. De acordo com os resultados obtidos para os parâmetros espermáticos, não se observaram diferenças significativas entre os sistemas de refrigeração e os meios testados, concluindo-se que tanto os sistemas de refrigeração como os diluentes foram eficazes na manutenção da motilidade e viabilidade espermática, apresentando-se como alternativas à biotecnologia de transporte de sêmen eqüino refrigerado.
PALAVRAS-CHAVES: Diluente, eqüino, refrigeração de sêmen, sistema de transporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).