TROMBOCITOSE: UM ESTUDO RETROSPECTIVO EM 573 CÃES (2016-2017)
Resumo
A trombocitose é o aumento do número de plaquetas por microlitro (?L) de sangue e contagens maiores que 1.000.000/?L podem estar associadas a sinais clínicos de sangramento ou trombose. Estudos anteriores sobre as causas subjacentes da trombocitose tem despertado o interesse quanto a sua importância clínica em cães. O presente estudo teve como objetivo analisar hemogramas de cães, com a finalidade de definir as principais doenças ou condições clínicas associadas à trombocitose dentro do período de dois anos, determinar a incidência e ainda categorizar as contagens de acordo com a severidade do aumento de plaquetas. De 12.676 hemogramas analisados, observou-se incidência de trombocitose de 4,5% (n=573). As contagens médias de plaquetas em todas as categorias de diagnósticos ou condições clínica (neoplasias, doenças gastrointestinais, endócrinas, oftalmológicas, traumas e cirurgias, dermatológicas, cardíacas, neurológicas, infecciosas, respiratórias, geniturinárias, idiopáticas, múltiplas e gestação) foram semelhantes, não havendo diferença significativa entre elas (P?0,05). Os distúrbios mais comumente associados à trombocitose foram as doenças gastrointestinais seguidas de neoplasias. Além disso, os aumentos na contagem de plaquetas foram observados em cães tratados com glicocorticoides e vincristina. Quanto ao grau de severidade, a trombocitose extrema ocorreu mais frequentemente nas doenças gastrointestinais.
Palavras-chaves: doença gastrointestinal; neoplasia; plaquetas; trombose
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).