INTER-RELAÇÕES ENTRE A FUNÇÃO HEPÁTICA, LIPIDOGRAMA E OS DISTÚRBIOS INFLAMATÓRIOS DO ENDOMÉTRIO (ENDOMETRITES PUERPERAIS AGUDAS, RETENÇÃO DOS ANEXOS FETAIS E CATARROS GENITAIS) DE FÊMEAS BOVINAS DA RAÇA HOLANDESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.5123Palavras-chave:
Clínica de Bovinos - BuiatriaResumo
Com o objetivo de avaliar as inter-relações entre a função hepática, o lipidograma e os distúrbios inflamatórios do endométrio (endometrites puerperais agudas, retenção dos anexos fetais e catarros genitais), colheram-se 126 amostras de soro sanguíneo de bovinos da raça Holandesa. A função hepática foi avaliada por meio da determinação dos teores séricos da proteína total, albumina, globulinas; aspartatoaminotransferase (AST), gamaglutamiltransferase (GGT) e bilirrubinas. O lipidograma foi avaliado pela determinação dos teores séricos de colesterol, triglicérides, ácidos graxos não esterificados e beta-hidroxibutirato. Os resultados obtidos permitem afirmar que os valores de albumina de animais com retenção dos anexos fetais e catarros genitais são menores do que os obtidos em animais sadios.PALAVRAS-CHAVES: Bovinos, catarros genitais, endometrites puerperais agudas, função hepática, lipidograma, raça Holandesa, retenção dos anexos fetais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
SOUZA, R. M. de; YASUOKA, M. M.; LEÃO, D. A.; BIRGEL JUNIOR, E. H. INTER-RELAÇÕES ENTRE A FUNÇÃO HEPÁTICA, LIPIDOGRAMA E OS DISTÚRBIOS INFLAMATÓRIOS DO ENDOMÉTRIO (ENDOMETRITES PUERPERAIS AGUDAS, RETENÇÃO DOS ANEXOS FETAIS E CATARROS GENITAIS) DE FÊMEAS BOVINAS DA RAÇA HOLANDESA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 880–887, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.5123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5123. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).