EFEITO DAS CONDIÇÕES REPRODUTIVAS E CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES DE CABRAS BOER SUPEROVULADAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5122Palavras-chave:
Nulíparas, multíparas, estresse térmico, embrião.Resumo
Desenvolveu-se este estudo para avaliar os efeitos das condições reprodutivas (multíparas ou nulíparas) e climáticas (período seco ou chuvoso) sobre o número e qualidade de embriões colhidos de cabras da raça Boer superovuladas. Cinquenta fêmeas caprinas, sendo 33 multíparas e 17 nulíparas, foram submetidas à sincronização do estro com o auxílio de CIDR®, durante onze dias, e superovuladas com 250UI de FSH-p. Observaram-se as fêmeas quanto ao estro e realização de cobertura a intervalos de doze horas, após a remoção dos CIDR®. Os embriões foram colhidos seis dias após a última cobertura, por via transcervical. Não houve diferença significativa (P>0,05) entre o número médio de estruturas e embriões viáveis recuperados das multíparas ou nulíparas. O número médio de estruturas e embriões viáveis recuperados de doadoras multíparas não diferiu significativamente (P>0,05) entre os períodos seco e chuvoso. O número médio de estruturas e de embriões viáveis, classificados como G1, recuperados de doadoras nulíparas foi maior (P<0,05) no período chuvoso que no período seco. Conclui-se que a condição climática, neste experimento, não teve efeito sobre a produção embrionária de fêmeas multíparas, entretanto as nulíparas foram mais sensíveis ao período seco, apresentando redução no número e qualidade dos embriões recuperados.PALAVRAS-CHAVES: Cabras, embrião, estresse térmico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-01
Como Citar
SILVA, S. V.; CARNEIRO, G. F.; GUERRA, M. M. P.; GOMES NETO, O. C.; BATISTA, A. M.; WISCHRAL, A. EFEITO DAS CONDIÇÕES REPRODUTIVAS E CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES DE CABRAS BOER SUPEROVULADAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 570–575, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5122. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).